MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Segunda fase do Exame de Ordem

Segunda fase do Exame de Ordem

Ontem 2.475 bacharéis de Direito

Da Redação

segunda-feira, 23 de maio de 2005

Atualizado às 09:37

 

Exame 126

 

Segunda fase do Exame de Ordem

 

Ontem 2.475 bacharéis de Direito de todo o Estado participaram da segunda fase do Exame de Ordem 126, realizando prova prático-profissional, que consiste no desenvolvimento de uma peça profissional, com opções para Direito Civil, do Trabalho, Penal ou Tributário, peso seis e mais quatro questões práticas com peso quatro, sendo aprovado o candidato com nota igual ou superior a 6. Na capital, o Exame foi realizado no campus da Faap (rua Alagoas).

 

A primeira fase do Exame 126, realizado no dia 1/5, apresentou o pior desempenho já registrado na primeira fase da história das provas. Dos 21.156 inscritos, estiveram presentes 20.268 bacharéis, dos quais somente 12,2% foram aprovados. No exame com pior percentual de aprovados ( n?124) foram habilitados na primeira fase o dobro de candidatos. "É lamentável que o desempenho nessa primeira fase desta edição do Exame de Ordem se configure como o pior da história, principalmente, porque nesta primeira fase as questões são apresentadas na forma de teste de múltipla escolha, o que deixa evidente que os cursos de Direito não estão conseguindo preparar adequadamente os alunos para conhecer o básico da profissão. A prova deste Exame de Ordem foi preparada pelos mesmos professores do Exame 125, onde o desempenho ficou dentro da média histórica, embora apresentando o mesmo grau de dificuldades", afirma Luiz Flávio Borges D'Urso.

 

O presidente da OAB/SP refuta que haja orientação para dificultar a prova. "Não há nenhuma orientação, nem da Ordem nem da Fundação, para preparar pegadinhas visando reprovar candidatos. Depois que as questões são escolhidas e que o exame é preparado, a prova é submetida à Fundação Carlos Chagas, que revê essas perguntas e faz uma checagem sobre a questão da objetividade, se realmente essas perguntas são capazes de aferir, sem trazer dúvidas ou problemas, o conhecimento daqueles que se submetem ao Exame. Se uma questão apresentar problema, pode ser anulada. Portanto, o que se verifica na reprovação é que uma parte dos bacharéis não está devidamente preparada e outra, sofre com o nervosismo, gerado pelo mito de dificuldade do Exame", diz D'Urso.

________

 

 

 

 

 

 

 

 

_________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...