MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Vítor Lenza assume presidência do TJ/GO na terça-feira

Vítor Lenza assume presidência do TJ/GO na terça-feira

Da Redação

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Atualizado às 08:50


Posse

Vítor Lenza assume presidência do TJ/GO na terça-feira

A partir de 1º/2 o TJ/GO terá novo presidente. O desembargador Vítor Barboza Lenza assumirá o cargo ocupado pelo desembargador Paulo Teles, que finaliza os dois anos de gestão à frente do Tribunal goiano. Juiz de carreira com mais de 40 anos de magistratura, Lenza responderá pelo Poder Judiciário nos próximos 13 meses, quando se aposentará. O novo presidente deverá focar sua gestão na celeridade processual.

Quando eleito para o cargo, no início de dezembro passado, Lenza adiantou que, durante sua gestão, pretende estender o número de desembargadores para 50 (hoje são 36) e criar 91 vagas para juízes-leigos, que trabalharão nos Juizados Especiais. A intenção é garantir mais rapidez na tramitação processual, desafogando o Judiciário em 1º e 2º graus de jurisdição. Ele anunciou ainda que cerca de 30 novas obras serão iniciadas em todo o Estado, incluindo um novo fórum cível na capital, nos moldes do prédio que hoje abriga as varas criminais. Para o público interno, o desembargador pretende criar um restaurante e ampliar o número de vagas de estacionamento no prédio do TJ/GO.

Vítor Lenza foi pioneiro na instalação de juizados de pequenas causas (Juizados Especiais) e também é o idealizador das Cortes de Mediação Cível de 2º grau de Jurisdição e ainda das Cortes de Conciliação e Arbitragem. Assumiu diversas funções na judicatura goiana, foi professor universitário e tem 27 obras publicadas, entre livros, teses e estudos jurídicos.

Filho do italiano Ângelo Lenza e da brasileira Lídia Barboza Lenza, Vítor Barboza Lenza nasceu em 6 de março de 1942, em Vianópolis, em Goiás, mas acumula as cidadanias brasileira e italiana. Casado com Maria Eutália de Mello Lenza, tem cinco filhos: Simoni, Suzani, Patrícia, Ângela e Vítor.

______________