MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ampliação do Fórum de Trindade/GO aumenta espaço em mais de 3 mil metros

Ampliação do Fórum de Trindade/GO aumenta espaço em mais de 3 mil metros

Com a responsabilidade de atender a uma população de aproximadamente 110 mil habitantes, a comarca de Trindade/GO comemorou a inauguração da ampliação do prédio do Fórum no final da manhã do dia 25/1. Com a obra, a sede do Judiciário aumenta seu espaço em 3.700 metros quadrados e passa a abrigar sete varas e um juizado. O antigo prédio possuia 1.704 metros quadrados.

Da Redação

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Atualizado às 12:50


Obras

Ampliação do Fórum de Trindade/GO aumenta espaço em mais de 3 mil metros

Com a responsabilidade de atender a uma população de aproximadamente 110 mil habitantes, a comarca de Trindade/GO comemorou a inauguração da ampliação do prédio do Fórum no final da manhã do dia 25/1. Com a obra, a sede do Judiciário aumenta seu espaço em 3.700 metros quadrados e passa a abrigar sete varas e um juizado. O antigo prédio possuia 1.704 metros quadrados.

O diretor do Foro, juiz Agostinho Gonçalves França, afirma que a partir de agora magistrados e servidores terão melhores condições de trabalho para realizarem a tramitação de 17 mil processos e os jurisdicionados mais conforto no atendimento. Ele acredita que o prédio atenderá por várias décadas o crescimento populacional do município em plena expansão, conhecido como a capital da fé em Goiás. Em seu discurso, França ressaltou o compromisso do TJ/GO em garantir melhores condições de trabalho e atendimento ao público. "A visão empreendedora do presidente do TJ, desembargador Paulo Teles, eleva a melhores níveis os serviços do Judiciário, destinado a garantir a prestação jurisdicional igualmente a todos", disse, apontando o biênio 2009/2011 como um período voltado para os anseios das comarcas do interior.

A construção é tida como uma das obras mais baratas por metros construídos pelo coordenador de obras do TJ/GO, Antônio Nery, que somou um valor total de R$ 5.326.000,00. O projeto da obra foi assinado pela arquiteta Milena Fleury e todo desenvolvido na Coordenadoria de Obras do Tribunal. "Não é um edifício comum, é a casa da Justiça, pão que carece a sociedade", declarou. Nery ainda destacou que o nome de Paulo Teles entra definitivamente no Judiciário Nacional como um intrépido realizador de obras.

O prefeito de Trindade, Ricardo Fortunato, demonstrou satisfação com a entrega da ampliação do prédio do fórum e ressaltou que a conquista mostra a necessidade de unir os poderes com o objetivo comum de proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos. Ele ainda ressaltou Paulo Teles como aquele que faz a história acontecer.

Durante a ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Trindade, vereador Valdivino Barbosa, e o vereador Marcos Lago anunciaram entrega de título de cidadania ao presidente do TJ/GO. Lago foi o propositor da homenagem, aprovada por unanimidade entre os vereadores da casa, em virtude dos relevantes trabalhos prestados à comunidade do município.

"Esperei muito por esse dia para dirigir minhas palavras ao presidente do TJ como um cidadão comum. Hoje, a Justiça de Trindade tem seu valor à altura do Judiciário goiano", afirmou Lago. O vereador ainda disse a Paulo Teles que quando ele assumiu o achava um sensacionalista com interesses políticos, mas quando veio as eleições e o desembargador não saiu como candidato, percebeu que o presidente do TJ/GO, na verdade, era um homem cheio de amor ao próximo, que aproximou a Justiça do povo e tornou o Judiciário mais humano com a realização de várias ações que proporcionaram a redução da taxa de congestionamento de processos e novas formas de solução de conflitos. Também foram homenageados Antônio Nery, com título de honra ao mérito, o juiz Cláudio de Castro, a diretora da Diretoria Judiciária do TJ/GO, Delza Maria, e a secretária da Diretoria do Foro, Sandra Gonçalves Dias.

Em seguida, o vice-presidente da OAB/GO, Sebastião Macalé, relembrou a história da Ordem como a entidade civil de maior respeito do Brasil e seu engajamento em todos os momentos históricos do país. Macalé ainda demonstrou reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Teles a frente do TJ/GO, que recebeu um placa de agradecimento, juntamente com a esposa, Maria do Socorro Ribeiro Teles, das mãos do presidente da Subseção da OAB de Trindade, Theondorley Rodrigues.

As palavras de Lago somadas às de Valdivino Barbosa, Agostinho França, Ricardo Fortunato e Sebastião Macalé emocionaram o presidente do Tribunal de Justiça, que não segurou as lágrimas durante seu discurso e afirmou que a data era o momento de agradecer juízes e servidores pelos resultados positivos de sua gestão. Mantendo seu discurso baseado na importância da aproximação do magistrado à sociedade, Teles reforçou que o juiz não pode ser visto como alguém fechado em uma vitrine e inacessível à população. "Somos iguais a todos os demais membros da sociedade", registrou.

"Que aqui não pise nenhum juiz que não respeite seu semelhante, não tenha sensibilidade, ou não tenha independência para julgar, porque a população espera de nós uma conduta exemplar perante a sociedade. Que o juiz seja cuidadoso e estude o processo antes de julgar", afirmou. Teles ainda chamou o Judiciário goiano de tricampeão e destacou a conquista de duas premiações no ConecJus na área de meio ambiente e educação corporativa e também o primeiro lugar no Conciliar é Legal, na categoria Tribunais, com apresentação de projeto abordando o trabalho desenvolvido pelas Bancas de Conciliação, o Justiça Móvel de Trânsito e os Centros de Pacificação Social. O presidente do TJ/GO lembrou da ministra do STJ e corregedora nacional da Justiça, Eliana Calmon, que apontou os Estados de Sergipe e Goiás como os melhores judiciários do País.

Também estavam presentes o secretário de assuntos estratégicos, Fernando Cunha, representando o governador Marconi Perillo, o corregedor geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, o vice-presidente do TRE, desembargador Rogério Arrédio, o diretor do Foro de Goiânia, juiz Carlos Elias da Silva, o presidente da Asmego, juiz Átila Naves Amaral, o juiz-auxiliar da Presidência, Wilton Muller Salomão, a juíza de Direito substituta em segundo grau, Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos, os juízes Roberto Neiva (Itumbiara), Ricardo Prata, Cláudio Henrique Araújo de Castro, Fernando Ribeiro de Oliveira, e Eduardo Cardoso Gerhardt, o diretor geral do TJ/GO, José Izecias de Oliveira, o diretor administrativo do TJ/GO, Paulo Castro, o juiz aposentado Neutow de Aquino Teles, o vice-prefeito de Trindade, Arquivaldo Leão Leite, os promotores José Antônio de Sá e Francisco Bandeira de Carvalho Melo, dentre outras autoridades locais e servidores.

________________
_________

Fonte : TJ/GO

_________
________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA