MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Hédio Silva Júnior toma posse como Secretário da Justiça

Hédio Silva Júnior toma posse como Secretário da Justiça

O conselheiro e coordenador da Comissão de Direitos Humanos

Da Redação

segunda-feira, 30 de maio de 2005

Atualizado às 10:45

 

Posse

 

Hédio Silva Júnior toma posse como Secretário da Justiça

 

O conselheiro e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP, Hédio Silva Júnior, tomou posse no dia 16/5, às 10h, no Palácio dos Bandeirantes, como o novo titular da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo, substituindo Alexandre de Moraes, que vai deixar o cargo para integrar o Conselho Nacional de Justiça.

 

Em sua atuação na OAB/SP, Hédio Silva Júnior defendeu a apuração rigorosa da chacina de moradores de rua em São Paulo, fez várias diligências à Febem para verificar maus tratos e tortura, e também realizou blitz em hospitais psiquiátricos, estando preocupado com a temática da saúde mental e também com questões que envolvessem intolerância racial e religiosa. Sua última atuação à frente da Comissão de Direitos Humanos foi no último dia 7/5, quando visitou CDPs de São Paulo para apurar a retenção de parentes de presos por todo o período de visita. Durante sua gestão, recebeu dois relatores da ONU, Leandro Despoy, relator especial para independência de Juízes e Advogados, e Milton Kothari, relator especial para o Direito Humano à moradia, realizando duas audiências públicas.

 

Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, que estatutariamente acumula a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Seccional, a escolha de Hédio Silva Júnior pode ser entendida como uma homenagem à OAB/SP. "Na Comissão, Hédio prestou um grande serviço à consolidação da cidadania e à dignidade da pessoa humana. Além de qualificação técnica para o cargo, ele tem outros atributos importantes - sabe ouvir e tem bom diálogo com todos os setores da sociedade", diz D'Urso.

 

____________

 

 

 

 

_____________