MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB repudia prisão do presidente do Colégio de Advogados de Porto Rico

OAB repudia prisão do presidente do Colégio de Advogados de Porto Rico

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, enviou ontem, 17/2, ofício ao presidente do Colégio de Advogados de Porto Rico, Osvaldo Toledo Martínez, solidarizando-se com o dirigente, que foi preso no último dia 10.

Da Redação

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Atualizado às 09:03


Ofício

OAB repudia prisão do presidente do Colégio de Advogados de Porto Rico

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, enviou ontem, 17/2, ofício ao presidente do Colégio de Advogados de Porto Rico, Osvaldo Toledo Martínez, solidarizando-se com o dirigente, que foi preso no último dia 10. Conforme as informações enviadas à OAB, Martínez teria se recusado a pagar multa imposta pela Corte Federal para que o Colégio restituísse a um grupo de advogados valores relativos a um seguro de vida pago - com os valores das anuidades - a famílias de profissionais que já faleceram. A prisão se deu por ordem de um juiz do Tribunal de Distrito dos Estados Unidos e levou dezenas de advogados daquele país a se manifestarem em frente ao tribunal.

Na correspondência a Martínez, Ophir Cavalcante classifica a prisão como "mais uma infeliz tentativa de desestruturar as instituições democráticas de Porto Rico e de impedir o livre exercício da advocacia". "A Ordem dos Advogados do Brasil, em sua condição de defensora dos Direitos Humanos e das prerrogativas dos advogados, lamenta e posiciona-se contrária à situação vivenciada pelo Ilustre Colégio de Advogados de Porto Rico".

  • Veja abaixo a íntegra do ofício.

_________

"Oficio n. 130/2011-ARI-CFOAB

Brasilia, 17 de febrero de 2011

Exmo. Sr.

Presidente Osvaldo Toledo Martínez

Ilustre Colégio de Advogados de Porto Rico

San Juan - Porto Rico

Assunto: Apoio da OAB ao Ilustre Colégio de Advogados de Porto Rico.

Senhor Presidente:

Dirijo-me a Vossa Excelência para expressar meu profundo pesar quando fui informado de sua prisão no último dia 10, em mais uma infeliz tentativa de desestruturar as instituições democráticas de Porto Rico e de impedir o livre exercício da advocacia.

A Ordem dos Advogados do Brasil, em sua condição de defensora dos Direitos Humanos e das prerrogativas dos advogados, lamenta e posiciona-se contrária à situação vivenciada pelo Ilustre Colégio de Advogados de Porto Rico.

Dessa forma, nós, os advogados brasileiros, manifestamos nossa solidariedade e apoio fraternal aos colegas porto-riquenhos e nos colocamos à disposição para o que se fizer necessário.

Aproveito a oportunidade para, cumprimentando-o, registrar votos de estima e consideração.

Atenciosamente,

Ophir Cavalcante, Presidente Nacional da Ordem de Advogados do Brasil".

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...