MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento da obra "Controle do Tabaco e o Ordenamento Jurídico Brasileiro"

Lançamento da obra "Controle do Tabaco e o Ordenamento Jurídico Brasileiro"

A Editora Lumen Juris lança, no próximo dia 24, a obra "Controle do Tabaco e o Ordenamento Jurídico Brasileiro", coordenada por Clarissa Menezes Homsi. O evento será na Livraria da Vila (al. Lorena, 1.731, Jardins, SP), das 19h às 22h.

Da Redação

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Atualizado às 07:51


Lançamento

 

Obra analisa temas que envolvem a questão do tabagismo

 

A Editora Lumen Juris lança, no próximo dia 24, a obra "Controle do Tabaco e o Ordenamento Jurídico Brasileiro", coordenada por Clarissa Menezes Homsi, e que tem entre os coautores, a advogada Isabella Henriques. O evento será na Livraria da Vila (al. Lorena, 1.731, Jardins, SP), das 19h às 22h.

 

A publicação compila artigos de 17 autores sobre a regulamentação da substância e seus produtos no país, e foi organizada pela advogada Clarissa Menezes Homsi, coordenadora jurídica da ACTbr. Junto com o lançamento será promovido um bate-papo com os autores.

O livro analisa temas que envolvem a questão do tabagismo e seu reflexo no ordenamento jurídico nacional, como a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, primeiro tratado internacional de saúde pública celebrado sob os auspícios da Organização Mundial de Saúde, a responsabilidade civil das empresas produtoras, o tabagismo passivo e a publicidade de produtos de tabaco. Além de contar com artigo de Clarissa Homsi e prefácio de Cláudia Lima Marques, o livro também traz o textos de Roberto Pfeiffer, Flávia Piovesan, Virgílio Affonso da Silva, Lúcio Delfino, Luís Renato Vedovato, Raimundo Simão de Melo e Renan Bueno Ferraciolli.

A coordenadora-geral do Projeto Criança e Consumo, Isabella Henriques, também contribuiu para a obra, com texto intitulado "Controle do tabaco VS Controle do Álcool: convergências e diferenciações necessárias", no qual aborda a questão do consumo e do desejo de consumir bebidas alcoólicas e tabaco na sociedade de consumo em que vivemos, até mesmo por crianças muito novas.

Segundo dados do Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Estado e Defesa Civil do Rio de Janeiro, três em cada quatro fumantes iniciaram o uso do tabaco quando jovens, entre 15 e 17 anos. Ciente desse número, a indústria do tabaco se utiliza de diferentes estratégias para atrair novos usuários, como por meio da publicidade em pontos de venda.

Segundo pesquisa da Datafolha, em 83% dos estabelecimentos comerciais de São Paulo, o cigarro está exposto próximo a guloseimas como balas, doces ou chocolates, e é o segundo produto mais observado em pontos de venda. Em matéria publicada dia 20 de agosto, a Folha de S. Paulo ainda relatou que 70% dos pontos de venda de derivados do tabaco ficam de um a três quarteirões de distância de alguma escola na capital paulista.

______________

_________________

Adquira já o seu :












_______________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA