MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. A Zurich e o Santander anunciaram aliança de longo prazo na América Latina

A Zurich e o Santander anunciaram aliança de longo prazo na América Latina

Zurich Financial Services Group (Zurich) anunciou hoje a assinatura de um Acordo de Intenções com o Banco Santander S.A. (Santander) para iniciar um convênio de distribuição estratégica por 25 na América Latina. Como parte da transação, a Zurich irá adquirir uma participação de 51% nas operações de seguros de Vida, Previdência e Seguros Gerais do Banco Santander no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai. A Zurich irá pagar 1.67 bilhões de dólares por 51% de participação nas operações de seguro, incluindo os acordos de distribuição respectivos. Além disso, há um mecanismo de pagamento diferido, em função à execução do plano de negócios dos próximos 25 anos e um regime de proteção, caso existam cumprimentos inferiores ao mesmo.

Da Redação

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Atualizado em 22 de fevereiro de 2011 14:57


Seguros

Zurich e o Santander anunciaram aliança de longo prazo na América Latina

Zurich Financial Services Group (Zurich) anunciou ontem, 22, a assinatura de um Acordo de Intenções com o Banco Santander S.A. (Santander) para iniciar um convênio de distribuição estratégica por 25 na América Latina. Como parte da transação, a Zurich irá adquirir uma participação de 51% nas operações de seguros de Vida, Previdência e Seguros Gerais do Banco Santander no Brasil, México, Chile, Argentina e Uruguai. A Zurich irá pagar 1,67 bilhões de dólares por 51% de participação nas operações de seguro, incluindo os acordos de distribuição respectivos. Além disso, há um mecanismo de pagamento diferido, em função à execução do plano de negócios dos próximos 25 anos e um regime de proteção, caso existam cumprimentos inferiores ao mesmo.

"A aliança com o Banco Santander é outro marco fundamental na implementação da estratégia da Zurich para os mercados emergentes, tanto nos segmentos Global Life e General Insurance. A operação expande significativamente a nossa presença na América Latina com um negócio de seguro bem consolidado", comentou Martin Senn, CEO da Zurich. "As operações de seguro do Santander na América Latina oferecem uma rara combinação de elevado potencial de crescimento e uma sólida geração de fluxo de caixa."

"Este acordo está claramente alinhado com os nossos objetivos estratégicos. Irá incrementar a nossa participação em mercados emergentes; aumentar significativamente o New Business Value (o valor de Novos Negócios) de Global Life, assim como também vai contribuir para o crescimento de nosso negócio de Seguros Gerais em áreas que sejam rentáveis. Também vai colaborar para alcançar um Business Operating Profit after Tax Return on Equity (um retorno do Lucro Operacional do Negócio depois de impostos) de 16% em médio prazo e obter um crescimento de fluxo de caixa para sustentar a nossa política de pagamentos de dividendos atrativos e sustentáveis", acrescentou Martin Senn.

Em 2010, os negócios da Zurich e do Santander na América Latina, combinados, produziram, em prêmios brutos, 3,9 bilhões de dólares e 2,9 bilhões de dólares em contribuições de previdências. Além disso, irá diversificar ainda mais a carteira de negócios do Grupo, aumentando de forma previsível a contribuição da América Latina para os resultados do Grupo até alcançar, aproximadamente, 8% frente aos 4% atuais, bem como aumentar a contribuição dos mercados emergentes ao New Business Value (Valor de Novos Negócios) de Global Life até, aproximadamente, 35%.

A aliança com o Santander oferece à Zurich acesso a mais de 5.600 filiais bancárias e a 36 milhões de clientes adicionais na região. Ao combinar uma população jovem e crescente de 590 milhões de pessoas com uma baixa penetração dos serviços financeiros, a América Latina é um dos mercados mais atraentes de seguros, a partir de um ponto de vista global, tendo exibido, nos últimos anos, um sólido crescimento e rentabilidade. A expectativa é que o mercado continue crescendo em um ritmo acelerado no futuro. Além disso, bancassurance é um canal de distribuição importante e em pleno desenvolvimento na região. No Brasil, o maior mercado de seguros da América Latina, bancassurance representou 40% do volume total de seguros em 2009.

Estrutura e financiamento da operação

A Zurich Santander Insurance América, S.L estará estabelecida em Madri para atuar como a nova empresa holding das empresas de propriedade comum. A Zurich terá o controle da gestão da joint-venture, com a intenção de consolidá-la por completo. O Santander manterá a participação de 49%, o que confirma seu compromisso e sólido interesse em trabalhar de maneira conjunta no desenvolvimento e no crescimento da atividade de seguros.

Como parte da operação, está previsto que cada uma das seguradora locais firmem acordos exclusivos de bancassurance com as correspondentes entidades financeiras do Santander, sujeito aos requisitos regulatórios locais. Os produtos que serão vendidos, através da extensa rede de distribuição do Santander, incluem seguros de vida, proteção, poupança, previdência e seguros gerais. Os acordos de distribuição terão um prazo inicial de 25 anos.

Em 2010, os prêmios dos seguros do Santander na América Latina cresceram 32% a 1,9 bilhões de dólares, pelo valor dos prêmios brutos emitidos, dos quais aproximadamente 68% correspondem a produtos de proteção de vida, 2% de poupança e 30% de seguros gerais. Em 2010, o negócio de previdência no Brasil obteve 2,9 bilhões de contribuições e ativos sob gestão de 10,5 bilhões de dólares. As operações de seguros do Santander na América Latina obtiveram, em 2010, um rendimento líquido de 328 milhões de dólares. Em 31 de dezembro de 2010, o capital social consolidado local, segundo PCGA (Princípios Contábeis GeralmenteAceitos- ou GAAP por sua abreviatura em inglês) crescia a 1,9 bilhões de dólares, com um retorno sobre o capital (ROE) de 17%, em 2010.

A intenção da Zurich é financiar a maioria dos pagamentos de investimentos iniciais a partir de recursos monetários existentes, e financiar o saldo mediante a emissão de dívida híbrida. Espera-se que a aquisição incremente, de forma imediata, os lucros por ação da Zurich. Segundo as estimativas, a operação terá um impacto mínimo sobre os cálculos de solvência da Zurich e terá um fluxo de caixa positivo.

A Zurich e o Santander têm a intenção de assinar os acordos definitivos no primeiro semestre de 2011. A conclusão da operação estará sujeita às aprovações regulatórias do mercado de seguros e leis antimonopólio, assim como aos requisitos habituais para o fechamento deste tipo de operações. Espera-se que a operação seja concluída até o primeiro trimestre de 2012.

__________

__________