MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plenário do IAB vai apreciar moção de repúdio sobre o caso de violência contra escrivã de policia.

Plenário do IAB vai apreciar moção de repúdio sobre o caso de violência contra escrivã de policia.

O plenário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros irá apreciar moção de repúdio no caso da escrivã de polícia do 25º Distrito Policial de SP que foi despida, revistada e filmada por Delegados de Polícia da Corregedoria de Polícia Civil de São Paulo, na frente de outros homens.

Da Redação

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Atualizado às 08:30


Abuso

Plenário do IAB vai apreciar moção de repúdio sobre o caso de violência contra escrivã de policia

O plenário do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros irá apreciar moção de repúdio no caso da escrivã de polícia do 25º Distrito Policial de SP que foi despida, revistada e filmada por Delegados de Polícia da Civil de SP, na frente de outros homens.

  • Veja abaixo a proposta de moção.

________

Excelentíssimo Presidente,

A Rede Bandeirantes de Televisão e, em seguida, outros meios de comunicação de massa noticiaram, nos últimos dias, o caso da escrivã de polícia do 25.º Distrito Policial de São Paulo que, sendo objeto de uma investigação por suposta prática de crime de corrupção passiva, foi, a pretexto de uma busca pessoal, algemada e despida à força por Delegados de Polícia da Corregedoria de Polícia Civil de São Paulo, na frente de vários outros homens. Tal busca foi filmada, em imagem e som, pelos próprios executores da medida. O vídeo se encontra no site Youtube e mostra a agonia da escrivã, que apelava, muitas vezes, aos gritos, para que a revista fosse procedida por policiais femininas e que não fosse filmada.

Por mais grave que possa ser uma acusação de corrupção, nada justifica, num Estado Democrático de Direito, uma tal violação à intimidade e à dignidade da pessoa humana, enfim aos mais comezinhos e basilares direitos humanos fundamentais, reconhecidos pela Constituição Federal.

Causa ainda maior estranheza o fato, também noticiado pelos meios de comunicação, de que o procedimento investigatório iniciado para apurar abuso de autoridade por parte dos executores da medida teria sido arquivado pelo Poder Judiciário, a pedido do Ministério Público.

O Instituto dos Advogados Brasileiros, como instituição tradicionalmente ligada à defesa da ordem jurídica, não pode deixar de expressar seu veemente repúdio a tamanha ofensa a princípios fundamentais de justiça e de democracia.

Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 2011

Christiano Fragoso

_____________




_____________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA