MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP comemora Dia Internacional da Mulher com lançamento de campanha e evento

OAB/SP comemora Dia Internacional da Mulher com lançamento de campanha e evento

A Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3) com dois eventos. Lança no próximo dia 16 nova Campanha de Combate à Violência à Mulher, no salão nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 - 1 andar), às 19 horas e, no dia 26, realiza um grande evento sobre a Liderança Feminina.

Da Redação

quarta-feira, 2 de março de 2011

Atualizado em 1 de março de 2011 15:57


Celebração

OAB/SP comemora Dia Internacional da Mulher com lançamento de campanha e evento

A Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP comemora o Dia Internacional da Mulher, 8/3, com dois eventos. Lança no próximo dia 16 nova Campanha de Combate à Violência à Mulher, no salão nobre da Ordem (Praça da Sé, 385 - 1º andar), às 19h e, no dia 26, realiza um grande evento sobre a Liderança Feminina.

"A campanha contra a violência à mulher é muito importante. Tem como foco os 5 anos da lei Maria da Penha e a necessidade de conscientização da sociedade a respeito do tema. Infelizmente, mesmo com a lei garantindo a proteção da mulher, ainda muitas são vítimas de violência", afirma Fabíola Marques, conselheira seccional e presidente da Comissão da Mulher Advogada.

Para o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, a campanha é necessária porque a principal violência contra mulheres não acontece nas ruas, nem é promovido por desconhecidos, "A violência contra a mulher é predominantemente doméstica, acontece, na maioria das vezes, dentro de casa, sendo promovida por maridos, companheiros, namorados e outros homens com graus de parentesco sanguíneo ou por afinidade", diz.

Fabíola Marques lembra pesquisa da Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc, que mostrou que 5 mulheres são agredidas a cada dois minutos no país. Há 10 anos, eram 8 as mulheres agredidas no mesmo período. A pesquisa foi realizada em 25 Estados brasileiros, em 2010, com mais de 2.300 mulheres e quase 1.200 homens e apontou que 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já foram vítimas de agressões e 1,3 milhões foram agredidas no último ano que antecedeu a pesquisa.

Debate no Teatro Gazeta

O evento do dia 26/3 é uma parceria entre a OAB/SP e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania. Acontece no Teatro Gazeta (Av. Paulista, 900) , a partir das 8h30 e terá na abertura a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Fabíola Marques, a secretária estadual de Justiça e Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda.

O primeiro painel reúne a procuradora de Justiça do MP/SP, Luíza Nagib Eluf; Rosmary Correa, presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina e secretária adjunta da Casa Civil do Estado de SP; Sarug Dagir, transexual feminina, graduada em Psicologia e mestre em Letras pela UFMG; Irina Bacci, coordenadora do Centro de Referência da Diversidade de SP e secretária geral da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais; e Albertina Duarte, ginecologista e obstetra do HC e professora da Faculdade de Medicina da USP. Elas discorrerão, respectivamente sobre "Crimes Passionais", "Violência na Periferia", "Questões de Gênero e suas representações", "Diversidade e Inclusão Social" e "Saúde da Mulher e Preconceito". Na sequência, a palestra será de Flávia Piovesan, procuradora do Estado de SP e professora, doutora em Direito Constitucional e Direitos Humanos da PUC/SP.

Segunda Parte

Após o almoço, o evento terá continuidade com as presenças de Rosa Virgínia Cardona Ayrosa, diplomata de carreira em missão diplomática como Cônsul da Bolívia em SP, mestre em Seguridad, Defensa y Dessarollo em La Escuela de Altos Estúdios Nacionales y Licenciatura em Ciências Sociales, Jurídicas y Políticas de La Universidad Mayor em San Andrés; Lu Alckmin, primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade; Silvia Pimentel, presidente do Comitê sobre Eliminação da Discriminação contra as Mulheres da ONU, professora de Direito na PUC/SP e uma das fundadoras do Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher; Teodosina Ribeiro, primeira deputada negra de São Paulo, vereadora da cidade de São Paulo em 1970 e deputada estadual entre 1974 e 1978; Maria Lygia Quartim de Moraes, socióloga, pós-graduada na França e no Chile, doutora em Ciência Política pela USP e professora titular da Unicamp; e Eliane Belfort, empresária industrial, diretora titular do Cores (Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp).

O convite também foi formalizado à presidente Dilma Rousseff, à ministra chefe da Secretaria de Política para Mulheres, Iriny Lopes, à senadora Marta Suplicy, à deputada Federal Luíza Erundina, à deputada Estadual Célia Leão e à ex-senadora Marina Silva.

________________

________________

_________

__________
___

Leia mais

  • 6/3/10 - CNJ comemora o Dia Internacional da Mulher - clique aqui.
  • 2/2/10 - Fabíola Marques presidirá Comissão da Mulher Advogada - clique aqui.
  • 6/3/09 - Lugar de Mulher é na "Corte" - clique aqui.
  • 5/3/09 - O Dia Internacional da Mulher se aproxima, mas nem tudo são flores - clique aqui.

__________