MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRT da 14ª região inicia inventário de processos em vara do Trabalho de Porto Velho

TRT da 14ª região inicia inventário de processos em vara do Trabalho de Porto Velho

O TRT da 14ª região já iniciou o inventário de processos físicos em fase de conhecimento e execução na 2ª vara do Trabalho de Porto Velho/RO. O início das atividades transforma a VT em unidade piloto a fazer o levantamento na jurisdição de Rondônia e Acre.

Da Redação

quinta-feira, 3 de março de 2011

Atualizado em 2 de março de 2011 14:56

Inventário

TRT da 14ª região inicia inventário de processos em vara do Trabalho de Porto Velho

O TRT da 14ª região já iniciou o inventário de processos físicos em fase de conhecimento e execução na 2ª vara do Trabalho de Porto Velho/RO. O início das atividades transforma a VT em unidade piloto a fazer o levantamento na jurisdição de Rondônia e Acre.

As atividades se estendem até amanhã, 4, período em que permanecerão suspensos os prazos e o atendimento ao público na secretaria da vara.

O início dos trabalhos contou com a presença da desembargadora Vania Abensur, presidente do Tribunal, e dos juízes Isabel Carla de Moura Piacentini e Francisco Montenegro, diretores da Secretaria de Tecnologia da Informação, Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e vários servidores.

Ano passado, segundo a desembargadora, foram autuados 25.000 processos no 1º grau e 5.000 outros na 2ª instância, com um porcentual de 99% autos julgados.

Com a realização do inventário, a 2ª VT da capital atuará com o seu Sistema de Acompanhamento de Movimentação Processual (SAP I e II) mais ajustado e fidedigno, pois o sistema é um instrumento fundamental para que "se caminhe com a certeza de que isso trará muita melhoria para a nossa prestação jurisdicional e qualidade de vida para nós magistrados e servidores", acrescentou a magistrada.

Ao falar sobre as vantagens do inventário para a implantação do e-Gestão, a desembargadora ressaltou que da mesma forma como o cliente do banco usa o cartão eletrônico para fazer sua movimentação bancária, as partes e os advogados também terão, em breve, a sua disposição, todas as ferramentas para consulta disponibilizadas em um terminal de computador. O sistema e-Gestão evitará o trabalho hoje desenvolvido na elaboração das estatísticas processuais, pois é desenvolvido para trabalhar com as tabelas unificadas de processos.

Ao falar sobre as vantagens do inventário para a implantação do e-Gestão, a desembargadora ressaltou que da mesma forma como o cliente do banco usa o cartão eletrônico para fazer sua movimentação bancária, as partes e os advogados também terão em breve à sua disposição todas as ferramentas para consulta disponibilizadas em um terminal de computador.

A juíza Isabel Carla lembrou que em janeiro mais de 800 processos ingressaram na 2ª vara do Trabalho e todos os autos em fase de conhecimento e execução na unidade serão inventariados, e todas as informações ganham maior "fidedignidade". De janeiro a fevereiro a unidade conseguiu reduzir a sua carga em cerca de 200 processos.

Os prazos processuais e o atendimento no balcão da unidade permanecerão suspensos até amanhã, 4, mas nenhum advogado ou parte será prejudicado por causa da mudança de rotina e realização do inventário. Segundo a juíza, os próprios ajustes aos processos com o descarte de procedimentos desnecessários serão revertidos em benefícios aos jurisdicionados. "Depois vamos retomar as atividades normais e com certeza com uma qualidade bem melhor", disse Isabel Carla.

A importância do bom atendimento aos cidadãos, segundo ainda a juíza, garante ao reclamante mesmo àquele que não tenha alcançado o seu intento, motivo de orgulho para qualquer integrante do Tribunal, uma vez que há o comprometimento com o alcance das metas e a busca de melhorar cada vez mais a efetividade da justiça.

No mês de março de 2010, o Tribunal obteve o reconhecimento do CNJ como o primeiro do ranking nacional no cumprimento das metas do CNJ relativas a 2009, fato que expressa ainda melhor a dedicação de magistrados e servidores para oferecerem sempre um serviço de boa qualidade aos cidadãos. "Agora é fazermos de cada desafio um estímulo para mantermos toda essa dedicação", afirmou a juíza.

______________

 

______________
____

Fonte : TRT da 14ª região
____
______________