MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP/RJ - PGJ e promotores de Justiça participam da inauguração de Centro Integrado que combate violência contra idoso

MP/RJ - PGJ e promotores de Justiça participam da inauguração de Centro Integrado que combate violência contra idoso

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, a subcoordenadora do 3º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Cristiane Branquinho e os promotores de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência dos Núcleos Duque de Caxias e Nova Iguaçu Guilherme Macabu e Rosana Pereira, respectivamente, participaram, no dia 2, da inauguração do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

Da Redação

sexta-feira, 4 de março de 2011

Atualizado em 3 de março de 2011 16:47


Cuidados

MP/RJ - PGJ e promotores de Justiça participam da inauguração de Centro Integrado que combate violência contra idoso

O procurador-geral de Justiça do Estado, do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, a subcoordenadora do 3º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Cristiane Branquinho, e os promotores de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência dos Núcleos Duque de Caxias e Nova Iguaçu, Guilherme Macabu e Rosana Pereira, respectivamente, participaram, no dia 2, da inauguração do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

O local atenderá a cinco municípios do Estado: Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti, Duque de Caxias e Belford Roxo. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, também participou da inauguração. Lopes ressaltou a importância da iniciativa e disse esperar que a inauguração possa inspirar a construção de outros Centros como este no país.

"Parabenizo o governo do Estado, a Secretaria de Ação Social, os municípios envolvidos no projeto e, principalmente, os colegas que atuam nessa área pelo incentivo a esse empreendimento em defesa dos idosos, pioneiro no Brasil pela forma de sua constituição. Espero que ele sirva de modelo para outras áreas do Estado e até mesmo para outros Estados da federação", disse Lopes.

Segundo o PGJ, o centro é um antigo desejo do MP/RJ, que vê seu funcionamento como importante ferramenta de garantia dos direitos da pessoa idosa. Desde o início do projeto, o MP vem trabalhando na articulação dos órgãos de proteção aos direitos da pessoa idosa para que eles operem em conjunto.

A promotora Cristiane Branquinho explicou que, com o aumento da população nessa faixa etária, tem crescido também, na ouvidoria do MP, o número de denúncias de violências contra idosos. São denúncias de maus-tratos, abusos financeiros, violência psicológica, física e negligência, que vêm se multiplicando.

"O centro auxiliará na retirada dos idosos da situação de risco e vulnerabilidade social, uma vez que vários serviços serão disponibilizados, como atendimento psicológico e assistência jurídica e social", afirmou a promotora.

________________
_________

Fonte : MP/RJ

________
________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...