MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP/RJ - PGJ e promotores de Justiça participam da inauguração de Centro Integrado que combate violência contra idoso

MP/RJ - PGJ e promotores de Justiça participam da inauguração de Centro Integrado que combate violência contra idoso

O procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, a subcoordenadora do 3º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Cristiane Branquinho e os promotores de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência dos Núcleos Duque de Caxias e Nova Iguaçu Guilherme Macabu e Rosana Pereira, respectivamente, participaram, no dia 2, da inauguração do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

Da Redação

sexta-feira, 4 de março de 2011

Atualizado em 3 de março de 2011 16:47


Cuidados

MP/RJ - PGJ e promotores de Justiça participam da inauguração de Centro Integrado que combate violência contra idoso

O procurador-geral de Justiça do Estado, do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, a subcoordenadora do 3º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, Cristiane Branquinho, e os promotores de Justiça de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência dos Núcleos Duque de Caxias e Nova Iguaçu, Guilherme Macabu e Rosana Pereira, respectivamente, participaram, no dia 2, da inauguração do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa.

O local atenderá a cinco municípios do Estado: Nova Iguaçu, Mesquita, São João de Meriti, Duque de Caxias e Belford Roxo. O Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, também participou da inauguração. Lopes ressaltou a importância da iniciativa e disse esperar que a inauguração possa inspirar a construção de outros Centros como este no país.

"Parabenizo o governo do Estado, a Secretaria de Ação Social, os municípios envolvidos no projeto e, principalmente, os colegas que atuam nessa área pelo incentivo a esse empreendimento em defesa dos idosos, pioneiro no Brasil pela forma de sua constituição. Espero que ele sirva de modelo para outras áreas do Estado e até mesmo para outros Estados da federação", disse Lopes.

Segundo o PGJ, o centro é um antigo desejo do MP/RJ, que vê seu funcionamento como importante ferramenta de garantia dos direitos da pessoa idosa. Desde o início do projeto, o MP vem trabalhando na articulação dos órgãos de proteção aos direitos da pessoa idosa para que eles operem em conjunto.

A promotora Cristiane Branquinho explicou que, com o aumento da população nessa faixa etária, tem crescido também, na ouvidoria do MP, o número de denúncias de violências contra idosos. São denúncias de maus-tratos, abusos financeiros, violência psicológica, física e negligência, que vêm se multiplicando.

"O centro auxiliará na retirada dos idosos da situação de risco e vulnerabilidade social, uma vez que vários serviços serão disponibilizados, como atendimento psicológico e assistência jurídica e social", afirmou a promotora.

________________
_________

Fonte : MP/RJ

________
________________