MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ declara legalidade de pagamento de ´valor referenciado´ pelas seguradoras de auto

STJ declara legalidade de pagamento de ´valor referenciado´ pelas seguradoras de auto

Após duas instâncias negadas, o STJ deu decisão favorável às 12 seguradoras de veículos de Goiás, no processo sobre o valor da indenização a ser paga em caso de acidente com carro resultando em perda total ou furto. Com isso, as seguradoras estão autorizadas a oferecer o seguro por valor de mercado referenciado, cuja comercialização havia sido proibida pelo período de cinco anos no Estado. O MPF acionou as seguradoras para que as indenizações fossem pagas sempre com o valor estipulado no contrato do seguro - e não o valor de mercado do automóvel.

Da Redação

quinta-feira, 10 de março de 2011

Atualizado em 9 de março de 2011 13:56


Automóveis

STJ declara legalidade de pagamento de 'valor referenciado' pelas seguradoras de auto

O STJ deu decisão favorável às 12 seguradoras de veículos de GO, no processo sobre o valor da indenização a ser paga em caso de acidente com carro resultando em perda total ou furto. Com isso, as seguradoras estão autorizadas a oferecer o seguro por valor de mercado referenciado, cuja comercialização havia sido proibida pelo período de cinco anos no Estado. O MPF acionou as seguradoras para que as indenizações fossem pagas sempre com o valor estipulado no contrato do seguro - e não o valor de mercado do automóvel. Nas duas instâncias anteriores, o pedido das seguradoras foi negado.

Para Eliane Carvalho, sócia do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, que assessorou a Mapfre Seguradora, "Casos como esse já havia acontecido anteriormente em SC e no CE. Limitar a seguradora a oferecer apenas uma modalidade de seguro, como foi feito em GO, pode provocar um aumento abusivo nos preços, o que deixaria muitos sem condições de pagar pelo seguro", diz. O seguro por valor determinado pode aumentar também o número de fraudadores. "As pessoas poderiam simular o roubo do carro para receber indenizações no preço de veículos novos", alerta a advogada.

Atualmente é oferecido ao consumidor duas opções de seguro: por valor determinado - que é o preço estipulado na apólice no momento da contratação, alcançando o valor original do veículo em caso de indenização; e o por valor de mercado referenciado, cujas indenizações são calculadas seguindo os valores de mercado fixados na Tabela Fipe, mais barato que a primeira opção e o mais contratado pelos segurados.

_____________



 

 

 

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA