MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. AJUFE e IBRAJUS promovem concurso sobre a história do Poder Judiciário

AJUFE e IBRAJUS promovem concurso sobre a história do Poder Judiciário

A AJUFE - Associação dos Juízes Federais do Brasil e o IBRAJUS - Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário promovem concurso inédito sobre a história do Poder Judiciário, seus juízes e "causos".

Da Redação

quinta-feira, 10 de março de 2011

Atualizado em 9 de março de 2011 15:31

Concurso

AJUFE e IBRAJUS promovem concurso sobre a história do Poder Judiciário

A AJUFE - Associação dos Juízes Federais do Brasil e o IBRAJUS - Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário promovem concurso inédito sobre a história do Poder Judiciário, seus juízes e "causos".

Os interessados podem mandar artigos, com quatro folhas no máximo, para o e-mail (clique aqui).

Os três primeiros colocados terão direito a participar de congresso da AJUFE, em Fortaleza/CE, em outubro deste ano, com as despesas pagas.

Os 50 melhores trabalhos serão publicados em um livro.

Mais informações no site da AJUFE (clique aqui) ou do IBRAJUS (clique aqui).

_____________

CONCURSO DE ARTIGOS "JUÍZES E JUDICIÁRIO: HISTÓRIA, CASOS, VIDAS"

ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS DO BRASIL - AJUFE e INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO - IBRAJUS

O Presidente da ASSOCIAÇÃO JUÍZES FEDERAIS DO BRASIL - AJUFE, com o apoio do INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO - IIBRAJUS, leva ao conhecimento de todos que está aberto concurso de artigos destinado a selecionar 50 artigos sobre "Juízes e Judiciário: história, casos, vidas", sob as seguintes regras:

1) Objetivo: Estimular o estudo e o conhecimento do Poder Judiciário brasileiro em todos os seus ramos (federal, estadual, trabalhista, eleitoral e militar), sua história, seus casos pitorescos e a vida de juízes que engrandeceram a magistratura.

2) Público destinatário: O concurso é aberto a todos que se interessem pelo tema, independentemente de serem ou não profissionais da área jurídica, podendo cada pessoa apresentar até 2 artigos.

3) Divulgação: O concurso será divulgado por todos os meios possíveis, entre outros, internet nos seus múltiplos usos, cartazes a serem enviados a Tribunais, Universidades, associações e escolas de magistrados.

4) Processo de seleção: Serão selecionados 50 artigos com o mínimo de 3 e o máximo de 4 folhas (incluindo anexos), digitadas somente no anverso, tipo "Times New Roman", tamanho 12. O conteúdo dos artigos versará sobre: a) fatos históricos envolvendo o Poder Judiciário; b) casos pitorescos, ou seja, ocorrências verídicas relacionadas com a aplicação da Justiça e que não sejam ofensivas à honra ou a dignidade de terceiros; c) vida de magistrados, de qualquer instância ou ramo do Poder Judiciário, que revelem conduta excepcional do ponto de vista da cultura, inteligência, bom relacionamento com a comunidade, dedicação ou espírito público, sendo requisitos o fato do magistrado ter exercido as funções por 15 ou mais anos e a partir de 1950.

5) Forma: Os trabalhos deverão conter o título ao alto da primeira folha, o nome do autor e seu cargo, profissão ou atividade 3 espaços abaixo, do lado direito, e o conteúdo em seguida, também 3 espaços abaixo. O candidato esclarecerá se o seu artigo se adéqua ao item "a" (fatos históricos), "b" (casos pitorescos) ou "c" (vida de magistrados), conforme item 4.

6) Prazo de apresentação: De 21.2 a 5.5.2011, devendo os trabalhos serem enviados para o correio eletrônico [email protected], junto com requerimento de inscrição, na forma do modelo adiante.

7) Avaliação: Os trabalhos serão analisados entre 16.5 a 4.6.2011 por uma comissão do IBRAJUS, composta pelos associados William de Oliveira, Paulo Grein Del Santoro e Antonio Kozicoski, todos de Curitiba (PR), que verificarão se o artigo está conforme o edital e farão a separação por temas e estado de origem. Feito este exame, os artigos serão enviados até 10.6.2011 pelo IBRAJUS aos membros da Comissão de Avaliação indicada pela AJUFE e composta pelo Desembargador Vladimir Giacomuzzi (TJRS), pelo Procurador da Justiça Carlos Francisco B. R. Bandeira Lins (MPSP) e pelo Professor Edmundo Alberto Branco de Oliveira (UEPA e Universidade da Flórida, EUA). Os trabalhos dos membros das Comissões são considerados voluntários e não serão remunerados.

8) Prazo de avaliação: os membros da Comissão avaliadora, entre 11.06 e 31.7.2011, atribuirão nota de 0 a 10 a cada artigo, que serão somadas e servirão de parâmetro para a inclusão dos selecionados, cujo número será de 50, sendo 20 de vidas de juízes e 15 de cada um dos dois outros temas. Ao critério da AJUFE poderá o número de artigos ser aumentado para 60.

9) Resultado: será divulgado às 15:00 hs do dia 5 de agosto de 2011 nos sites da AJUFE, www.ajufe.org.br e do IBRAJUS, www.ibrajus.org.br.

10) Classificação: O 1º classificado, por nota, de cada grupo (por tema), terá direito de participar do XXVIII Congresso da AJUFE em Fortaleza, ou se, a critério da AJUFE for considerado recomendável, no Congresso seguinte (XXIX), com as despesas transporte aéreo (cidade de origem/cidade do congresso/cidade de origem), de hospedagem e alimentação, custeadas pela Associação, excluídos outros gastos como transporte entre casa/aeroporto, aeroporto/hotel, serviços de bar, telefonemas, frigobar; em caso de empate o critério de desempate será a favor do mais velho.

11) Publicação: A inscrição no concurso importa em automática autorização para a publicação do artigo, mencionada a autoria, quando e onde as entidades promoventes considerarem oportuno, dispensados direitos autorais ou outros pagamentos.

12) Informações: O concurso é coordenado pelo Des. Federal Vladimir Passos de Freitas e informações poderão ser obtidas na AJUFE com Ronaldo tel. (61) 32218482 - 32249815, e.mail [email protected] ou com Vanessa no IBRAJUS (41) 33391387, e.mail [email protected].

13) Omissões: As omissões e dúvidas na aplicação deste regulamento serão resolvidas pelos Presidentes das entidades promoventes.

Brasília, 10 de fevereiro de 2011.

GABRIEL WEDY

PRESIDENTE DO IBRAJUS

KARIN KASSMAYER

PRESIDENTE DA AJUFE

______________