MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado Carlos Alberto Forte toma posse como desembargador do TJ/CE

Advogado Carlos Alberto Forte toma posse como desembargador do TJ/CE

O advogado Carlos Alberto Mendes Forte será empossado no cargo de desembargador do TJ/CE hoje, 10. Ele assume pelo critério do Quinto Constitucional, na vaga destinada à OAB/CE.

Da Redação

quinta-feira, 10 de março de 2011

Atualizado às 10:51


Quinto
Constitucional

Carlos Alberto Forte toma posse como desembargador do TJ/CE

O advogado Carlos Alberto Mendes Forte será empossado no cargo de desembargador do TJ/CE hoje, 10. Ele assume pelo critério do Quinto Constitucional, na vaga destinada à OAB/CE.

A solenidade será conduzida pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, chefe do Poder Judiciário estadual. A saudação ao novo integrante do tribunal pleno será feita pelo desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha, representando a corte.

O ato de nomeação, assinado pelo governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 25. Carlos Alberto Mendes Forte integrava a lista tríplice da OAB/CE, juntamente com Francisco Ernando Uchôa Lima Sobrinho e Francisco Zacarias Silveira de Araújo. A sessão extraordinária do pleno que definiu a lista ocorreu no dia 21/1.

Para ingressar na magistratura, o advogado, com atuação na área pública ou privada, deve ter notável saber jurídico, reputação ilibada e mais de 10 anos de exercício efetivo da profissão. Carlos Alberto Forte será o sétimo desembargador a ingressar no TJ/CE pelo critério do quinto constitucional.

Perfil

Carlos Alberto Mendes Forte nasceu em Fortaleza no dia 27 de novembro de 1955, sendo filho de Marco Antônio Forte e Maria Cândida Mendes Forte. É graduado em Direito pela UFC - Universidade Federal do Ceará e tem especialização em Didática do Ensino Superior pela Unifor - Universidade de Fortaleza.

É professor do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor e advogado militante. Foi chefe da assessoria jurídica do Crea/CE - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Exerceu, também, os cargos de coordenador jurídico da Fundação de Serviços Sociais da prefeitura de Fortaleza (1989/1990), assessor jurídico parlamentar junto à Câmara Municipal da Capital (2001/2002), além de assessor jurídico da Diretoria do Dnocs - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (2007/2009).

________________
_________

Fonte : TJ/CE

Foto : Irailton Menezes

________
________________