MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Reconhecida repercussão geral em exigibilidade de PIS e Cofins para instituições financeiras

Reconhecida repercussão geral em exigibilidade de PIS e Cofins para instituições financeiras

O STF reconheceu a repercussão geral na exigibilidade do PIS - Programa de Integração Social e da COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social para as instituições financeiras.

Da Redação

sexta-feira, 11 de março de 2011

Atualizado às 08:31


STF

Reconhecida repercussão geral em exigibilidade de PIS e Cofins para instituições financeiras

O STF reconheceu a repercussão geral na exigibilidade do PIS - Programa de Integração Social e da COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social para as instituições financeiras.

O caso, debatido no RE 609096 (clique aqui), representa os recursos interpostos pela União e pelo MPF contra acórdão que entendeu que determinadas receitas das instituições financeiras não se enquadram no conceito de faturamento para fins de incidência da COFINS e da contribuição para o PIS.

O MPF alegou ofensa aos arts 97 e 195, inciso I, da CF/88 (clique aqui), bem como ao art. 72, do ADCT, ao argumento de que é constitucional a exigibilidade da COFINS e da contribuição ao PIS sobre as receitas das instituições financeiras.

O ministro Ricardo Lewandowski, relator do recurso, entendeu que a controvérsia possui repercussão geral. Afirmou haver relevância do ponto de vista jurídico, uma vez que a análise dessa questão norteará o julgamento de inúmeros processos similares, que tramitam no Supremo e nos demais tribunais brasileiros.

Além disso, considerou a repercussão econômica "porquanto a solução da questão em exame poderá ensejar relevante impacto financeiro no orçamento das referidas instituições, bem como no da Seguridade Social e no do PIS". A votação foi unânime, por meio do sistema Plenário Virtual. Os ministros Luiz Fux, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie não se manifestaram.

________________
_______

Leia mais - Notícias

  • 10/3/11 - STF - Reconhecida repercussão geral em questão sobre a compatibilidade entre direitos políticos e substituição da pena - clique aqui.

  • 8/3/11 - Novo link no portal do STF permite acompanhar repercussão geral por temas - clique aqui.

  • 7/3/11 - Repartição de receitas tributárias e superlotação carcerária têm repercussão geral reconhecidas no STF - clique aqui.

  • 8/2/11 - STF - Reconhecida repercussão geral de processo em que Estado é responsabilizado por crime de detento - clique aqui.

  • 2/2/11 - STF - Responsabilidade civil objetiva por omissão tem repercussão geral reconhecida pela 2ª turma - clique aqui.

  • 25/1/11 - STF - Reconhecida repercussão geral no debate sobre correção monetária de saldos do FGTS - clique aqui.

  • 13/1/11 - STF - RE sobre mudança da natureza de precatório tem repercussão geral reconhecida - clique aqui.

  • 11/1/11 - STF - Temas previdenciários têm repercussão geral reconhecida - clique aqui.

  • 10/1/11 - STF - Reconhecida repercussão geral em processos sobre perda de posto e patente de militares - clique aqui.

  • 10/1/11 - STF - Reajuste de vale-refeição de servidor público tem reconhecida repercussão geral - clique aqui.

  • 8/1/11 - STF - Ressarcimento ao SUS por atendimento de pacientes de planos de saúde é tema de repercussão geral - clique aqui.

  • 8/1/11 - STF - Reconhecida repercussão geral de recursos que questionam normas antidumping - clique aqui.

_______

Leia mais - Artigos

  • 21/2/11 - A aplicação indevida de paradigmas na sistemática da repercussão geral - clique aqui.

  • 18/8/08 - O Supremo e a repercussão geral - clique aqui.

  • 20/2/08 - Repercussão geral - clique aqui.

  • 7/8/07 - Repercussão geral no recurso extraordinário : deliberação do plenário do STF por meio eletrônico - clique aqui.

  • 3/7/07 - Recurso Extraordinário : a repercussão geral na prática - clique aqui.

  • 9/3/07 - A repercussão geral para admissão de recursos extraordinários e o livre acesso ao judiciário - clique aqui.

________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...