MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Anotações ao Regulamento Aduaneiro"

Resultado do sorteio da obra "Anotações ao Regulamento Aduaneiro"

Veja quem ganhou a obra coletiva "Anotações ao Regulamento Aduaneiro" (Lex – 860p.), organizada por Rosaldo Trevisan.

Da Redação

terça-feira, 22 de março de 2011

Atualizado em 17 de março de 2011 12:12


Sorteio de obra

Indispensável ao profissional que atua no comércio exterior ou se dedica ao estudo da temática aduaneira, a obra coletiva "Anotações ao Regulamento Aduaneiro" (Lex – 860p.), organizada por Rosaldo Trevisan, apresenta o texto do novo Regulamento Aduaneiro atualizado por profissionais que participaram no processo de elaboração dos dois últimos regulamentos aduaneiros brasileiros, e inclui remissões às principais normas aduaneiras, além de referências históricas e jurisprudenciais.

"A busca pela consolidação da legislação aduaneira brasileira remonta aos tempos do império, quando foi concebido o diploma normativo aduaneiro mais longevo de nossa história: a Nova Consolidação das Leis das Alfândegas e Mesas de Renda, de 1984. O Regulamento Aduaneiro de 1985, aprovado pelo Decreto nº 91.030, de 05/03, representou novo fôlego nesse intento de consolidação, visto que, além da mais importante lei aduaneira (o Decreto-Lei nº 37, de 18/11/1966), congregava e disciplinava dezenas de outras leis sobre o tema. Ainda com o mesmo escopo consolidador surge em 2002 um novo Regulamento Aduaneiro, o Decreto nº 4.543, de 26/12, que aperfeiçoa a estrutura do regulamento anterior e atualiza a disciplina para mais de uma centena de comandos legais e de acordos internacionais sobre a temática aduaneira.

Nessa trilha rumo à Consolidação e disciplina da legislação aduaneira, matéria de caráter essencialmente dinâmico, surge o Decreto nº 6.759, de 05/02/2009, que aproveita a madura estrutura do Regulamento de 2002, incorporando a disciplina de temas contidos em dezenas de leis supervenientes e em novos acordos internacionais celebrados pelo país. São ainda visíveis no novo Regulamento Aduaneiro algumas influências da Convenção Internacional para Simplificação e Harmonização dos Regimes Aduaneiros (Convenção de Kyoto revisada) e de codificações aduaneiras europeias e sul-americanas.

Na presente obra tem-se o mesmo intuito que norteou a edição do Decreto nº 6.759, de 05/02/2009 (Regulamento Aduaneiro de 2009), majorando-o apenas em grau: consolidar toda a legislação aduaneira, contribuindo para uma aplicação mais simples e uniforme das normas legais e infralegais, facilitando o trabalho de todos os que atuam diretamente no comércio exterior, como importadores, exportadores, despachantes aduaneiros, transportadores, depositários e servidores públicos. A obra destina-se ainda a estudantes de Direito e Comércio Exterior e advogados e especialistas que militam na área aduaneira."

Sobre o organizador :

Rosaldo Trevisan é mestre em Direito e especialista em Direito Internacional pela PUC/PR. Professor nas áreas aduaneira, tributária e internacional na Esmafe/PR.

______________

 Ganhadora :

Aurora Sena Cardoso, de Presidente Prudente/SP








_________________

Adquira já o seu :












_______________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...