MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF entende que ato anterior à edição de súmula vinculante não pode ser questionado

STF entende que ato anterior à edição de súmula vinculante não pode ser questionado

Da Redação

sexta-feira, 18 de março de 2011

Atualizado às 15:15

Decisão

STF entende que ato anterior à edição de súmula vinculante não pode ser questionado

Quando o ato questionado for anterior à edição de súmula vinculante não cabe reclamação para o STF. Com esse entendimento, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha negou seguimento à RCL 11326, proposta por servidor público demitido pelo Estado de PE. Ele alegava desrespeito à súmula vinculante 5 no processo administrativo disciplinar a que respondeu na Secretaria de Fazenda Estadual.

O enunciado da súmula vinculante 5 diz que "a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição".

O servidor alegou, na ação, que não pôde comparecer à audiência do processo administrativo por estar em tratamento e seu advogado não compareceu ao ato por ausência de intimação. Sustentou, também, que a administração pública produziu prova testemunhal sem oportunizar o contraditório e a ampla defesa. Desse modo, afirmou que houve "patente subversão" à súmula vinculante 5 e "a sua indevida aplicação".

A ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, ressaltou inicialmente que após o advento da súmula vinculante foi criada nova hipótese de cabimento para a proposição da reclamação para o STF. "Assim, a contrariedade à determinada súmula ou a sua aplicação indevida por ato administrativo ou decisão judicial possibilita a atuação do STF que, ao julgar a reclamação procedente, pode anular ato ou cassar decisão e determinar que outra seja proferida com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso", ponderou a ministra.

Ela salientou que o cabimento da reclamação pressupõe que a súmula vinculante seja editada antes do ato questionado na ação, citando precedentes, como a Rcl 8846-Agr, Rcl 6649-Agr, Rcl 879, respecitvamente relatadas pelos ministros Cezar Peluso, Eros Grau (aposentado) e Maurício Corrêa (aposentado).

Assim, a relatora observou que o ato impugnado foi publicado em janeiro de 2008 e a súmula vinculante nº 5 foi editada em maio do mesmo ano. "Essa situação afasta a arguição de desrespeito a uma súmula vinculante até então inexistente", afirmou a ministra.

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...