MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/MA premia varas e juizados que reduziram gastos

TJ/MA premia varas e juizados que reduziram gastos

Na última sexta-feira, 25, o TJ/MA homenageou os vencedores do "Prêmio de Gestão de Gastos e Responsabilidade Ambiental", que conseguiram reduzir o consumo de energia, telefone, papel, água e combustível na Justiça estadual.

Da Redação

terça-feira, 29 de março de 2011

Atualizado em 28 de março de 2011 16:52


Economia

TJ/MA premia varas e juizados que reduziram gastos

Na última sexta-feira, 25, o TJ/MA homenageou os vencedores do "Prêmio de Gestão de Gastos e Responsabilidade Ambiental", que conseguiram reduzir o consumo de energia, telefone, papel, água e combustível na Justiça estadual.

Ao todo, 143 unidades judiciais foram avaliadas no levantamento das ações de gerenciamento que contribuíram para o controle de gastos e uso apropriado dos recursos naturais, resultando em menor desperdício. Mais de 60% delas tiveram pontuação expressiva.

A turma recursal de Imperatriz/MA foi a primeira colocada do ranking final das unidades judiciais que se destacaram na redução do consumo de energia, telefone, papel, água e combustível. Em segundo lugar aparece a comarca de Passagem Franca, e em terceiro a comarca de Santa Luzia. O 3º juizado especial Criminal foi o quarto melhor colocado, ficando o quinto lugar com a comarca de Poção de Pedras.

Uma carta de crédito, que dá direito à prioridade na aquisição das melhorias nas unidades vencedoras, foi entregue pelas autoridades presentes - entre elas o juiz auxiliar Éder Jorge, do CNJ, aos magistrados representantes das varas e juizados agraciados.

Na avaliação da economia no gasto de insumos foram avaliados as contas de telefone, as resmas de papel, e as quantidades de mililitros de água, quilowatts de energia e litros de combustível usados no ano.

Retorno

O desembargador Jamil Gedeon, presidente do TJ/MA, ressaltou que a economia atingida pelas unidades vencedoras será reinvestida na melhoria estrutural, aquisição de móveis e equipamentos de unidades judiciais, na capital e no interior do Estado.

"A CF/88 (art. 225 - clique aqui), atribui ao Poder Público o dever de ajudar na preservação do meio ambiente. Nesse sentido, chamamos os magistrados e servidores a dar a sua efetiva contribuição para que essa iniciativa seja bem sucedida, consolidando o compromisso do Judiciário de zelar pela natureza", afirmou.

O anúncio das experiências vencedoras foi feito pela juíza Sônia Amaral, auxiliar da presidência e coordenadora do Núcleo de Planejamento Estratégico. "Temos que contribuir para o desenvolvimento da sociedade na qual estamos inseridos e a criação desse prêmio, que se repetirá ao longo de cada ano, mostra que estamos no caminho certo", frisou da juíza.

Meta 6

A busca por mais eficiência na utilização dos recursos de infraestrutura do TJ/MA atende à Meta 6 do CNJ, que estabeleceu para os tribunais a redução, em pelo menos 2%, o consumo per capita de energia elétrica, telefone, papel, água e combustível.

________________
_________

Fonte : TJ/MA

______
________________