MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP instala Setor de Conciliação Pré-Processual de Bauru

TJ/SP instala Setor de Conciliação Pré-Processual de Bauru

Na última sexta-feira, 25, o TJ/SP instalou, o Setor de Conciliação Pré-Processual das varas da Família e Sucessões do Fórum de Bauru e inaugurou também as novas instalações do Setor de Conciliação.

Da Redação

quarta-feira, 30 de março de 2011

Atualizado às 09:05

Família e Sucessões

TJ/SP instala Setor de Conciliação Pré-Processual de Bauru

Na última sexta-feira, 25, o TJ/SP instalou o Setor de Conciliação Pré-Processual das varas da Família e Sucessões do Fórum de Bauru e inaugurou também as novas instalações do Setor de Conciliação.

O evento, realizado no Teatro Universitário Edson Celulari, teve início com o discurso da juíza Ana Carla Crescioni dos Santos Almeida Salles, responsável pelo Setor de Conciliação, que falou sobre a importância da iniciativa pioneira na região. "A conciliação é o melhor caminho para a solução dos conflitos. Esse é um serviço pioneiro na comarca e na nossa região, que visa a evitar o ajuizamento de ações nas varas de família".

Segundo a magistrada, as conciliações são um importante instrumento para oferecer melhores condições de atendimento à camada mais pobre da população local. "Esperamos agora atingir o objetivo de uma prestação jurisdicional ainda melhor em Bauru, principalmente aos hipossuficientes".

O Setor de Conciliação da comarca tem alcançado excelentes resultados, com aproximadamente 85% de acordos.

O coordenador do curso de Direito do IESB - Instituto de Ensino Superior de Bauru, José Luiz Ragazzi, ponderou a respeito da parceria entre o TJ/SP e o IESB, que tornou possível a instalação do Setor de Conciliação Pré-Processual. "Louvamos a iniciativa do Poder Judiciário paulista, demonstrando séria preocupação em propiciar o efetivo acesso à justiça a todos os seus jurisdicionados, formando parcerias com as faculdades de direito do nosso Estado".

Ragazzi falou ainda sobre a expectativa com a instalação do novo setor. "O convênio atende plenamente seus objetivos, que são o atendimento à população economicamente mais fraca, visando à conciliação e mediação de seus conflitos na área do direito de família".

O desembargador Antonio José Martins Moliterno, coordenador da 32ª circunscrição Judiciária, que tem como sede a cidade de Bauru, falou sobre o aumento no número de conciliações obtidas em todo o Estado. "Apesar da diferença existente entre os nossos índices e os alcançados nos países desenvolvidos, tem havido sempre um significativo crescimento nas conciliações realizadas, se compararmos com anos anteriores. Porém, ainda é necessário mudar um pouco a mentalidade das partes envolvidas".

Estiveram presentes à solenidade o juiz Gilmar Ferraz Garmes, responsável pelo setor de conciliação; o vereador Roberval Sakai Bastos Pinto, presidente da Câmara Municipal de Bauru; o assistente parlamentar Vinicius Vallim; o juiz Mauro Ruiz Daró, diretor do fórum de Bauru; os juízes André Luis Bicalho Buchignani e Davi Marcio Prado Silva; o promotor de Justiça Hercules Sormani Neto; o coronel PM Pedro Batista Lamoso, comandante do CPI-4; o coronel do exército Henrique Ribeiro Rodhen, comandante do 6º CSM; o subcomandante do 4º BPMF, Reginaldo de Souza Braga; o professor Gerson Trevizani, mantenedor do IESB - Instituto de Ensino Superior de Bauru; o presidente da OAB, secção Bauru, Pellegrino Bacci e o padre Enedir Moreira, integrante do Conselho Diocesano de Presbíteros da Diocese de Bauru e pároco do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

A comarca

Bauru é a sede da 32ª circunscrição judiciária, que compreende também os municípios de Lençóis Paulista, Borebi, Agudos, Paulistânia, Ubirajara, Lucianópolis, Duartina, Piratininga, Avaí, Presidente Alves, Pirajuí, Balbinos, Reginópolis, Arealva, Uru e Pongaí. O juiz diretor do fórum é Mauro Ruiz Daró.

No prédio existem sete varas Cíveis, quatro Criminais, duas varas de Execuções Criminais, duas de Família e Sucessões, além de um Juizado Especial Cível e duas varas da Fazenda Pública. Nessas varas, há atualmente, 190 mil processos em andamento. Os 355 funcionários do local atendem, em média, 1.100 pessoas diariamente.

Confira mais fotos do evento.

________________

________________
_________

Fonte : TJ/SP

_________
________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...