MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça paulista determina apreensão das bolsas consideradas "imitações" da grife internacional Hermès

Justiça paulista determina apreensão das bolsas consideradas "imitações" da grife internacional Hermès

A 24ª vara Cível de SP determinou no dia 23/3 que fosse realizada busca na empresa Village 284 para apreensão das bolsas consideradas "imitações" de modelos da grife internacional Hermès. Um oficial de justiça já cumpriu a determinação, acompanhado de dois peritos para a identificação do material.

Da Redação

quinta-feira, 31 de março de 2011

Atualizado às 09:09


Bolsas

Justiça paulista determina apreensão das bolsas consideradas "imitações" da grife internacional Hermès

A 24ª vara Cível de SP determinou no dia 23/3 que fosse realizada busca na empresa Village 284 para apreensão das bolsas consideradas "imitações" de modelos da grife internacional Hermès. Um oficial de justiça já cumpriu a determinação, acompanhado de dois peritos para a identificação do material.

Em janeiro deste ano, uma decisão havia impedido a Village de comercializar a bolsa Birkim 284, que fazia parte de uma linha chamada 'I'm not the original' (em português, 'Não sou original'). A decisão foi dada pelo juiz João Omar Marçura sob o fundamento de que a "existência no mercado de réplica de sua prestigiada bolsa, diferenciada apenas pelo material de confecção empregado, por certo poderá trazer danos à Hermès, causando confusão entre os produtos postos no comércio e prejudicando a reputação desta. Ao copiar um design criativo distintivo e fazer referências à bolsa 'Birkin' original, beneficia-se a Village 284 do design e dos investimentos feito pela Hermès na divulgação da bolsa, e prejudica sua reputação de fornecer um produto exclusivo, voltado para um segmento de mercado altamente especializado. A diluição da imagem do produto por certo lhe causa danos, pois quem o adquire o faz não somente pela beleza, mas também pela exclusividade".

Documentos juntados ao processo informaram que a Village estaria descumprindo a decisão, motivo pelo qual foi determinada a busca.

No último dia 23, o juiz determinou que empresa também parasse de "produzir, importar, exportar, divulgar, estocar e comercializar" a bolsa Kelly 284. A apreensão não se limita a cópias do modelo Birkin e Kelly, mas de qualquer outro produto cuja titularidade seja da Hermès. Cabe recurso da decisão.

___________

25/3/11 - Despacho Proferido

Vistos. Fls. 1686/1690: mantenho a decisão de fls. 1674/1675. O pedido reconvencional abrange qualquer outro produto de titularidade das reconvintes, não se limitando a um dos modelos de bolsa por elas fabricadas. A nomeação de dois peritos para acompanhamento do oficial de justiça cumpre disposição legal para evitar qualquer dúvida por parte do oficial de justiça. Expeça-se a deprecata como determinado a fls. 1683. Aguarde-se o prazo para interposição de eventual recurso e cumprimento da medida determinada. A seguir, certifique-se e tornem-me conclusos para decisão saneadora ou sentença. Int. (reconvinte retirar carta precatória expedida)

24/3/11 Despacho Proferido

Vistos. Fls. 1677: arbitro os honorários provisórios para cada um dos peritos em R$8.000,00, devendo as rés/reconvintes providenciar o recolhimento. Fls. 1682: defiro. Expeça-se mandado para ser cumprido pelo oficial de justiça plantonista, constando-se expressamente do mesmo a autorização para que os patronos das rés/reconvintes acompanhem as diligências, deferido o reforço policial, se necessário. Por fim, observo que um dos endereços de fls. 1668 situa-se na Comarca de Cotia/SP. Assim, depreque-se o ato, cabendo aos procuradores das rés/reconvintes comprovarem a distribuição da deprecata em cinco dias. Int.

23/3/11 - Despacho Proferido

Vistos. Tendo em vista a notícia de descumprimento da decisão de fls. 98/100, considerando-se que o pedido da reconvenção compreende o pedido cominatório de abstenção de produção, importação, exportação, comercialização e/ou depósito de produtos que violem os direitos autorais da Hermès sobre a bolsa Birkim ou qualquer outro produto de titularidade das reconvintes, defiro as providências solicitadas a fls. 1665/1669 e determino que a autora/reconvinda se abstenha de produzir, importar, exportar, divulgar, estocar e comercializar cópias da bolsa "Kelly 284", expedindo-se mandado de busca e apreensão das referidas bolsas, bem como das bolsas "Birkim 284", que deverão ser depositadas com as rés/reconvintes, na pessoa de seu procurador, Dr. Rodrigo Cid Araújo Serrano (fls. 1669). Para a busca e apreensão das bolsas modelo "Kelly 284", o oficial de justiça deverá fazer-se acompanhar dos peritos do juízo BEATRIZ TEIXEIRA MONTEIRO - R. Monsenhor Marcondes Mitsch, 163 F - S. Paulo - CEP 02462-120 - F: 3497-9626 - Cel. 8271-4550 - e-mail: [email protected] e ORLANDO GARCIA - R. Saúde, 14 - Granja Viana - CEP: 06350-000 - Fones: 4169-6656 - Cel.: 9687-1202 - e-mail: [email protected], que deverão ser intimados para estimar seus honorários, a serem adiantados pelas rés/reconvintes, devendo o oficial de justiça entrar em contato com os peritos para as diligências nos endereços fornecidos a fls. 1668. Int.

__________
_____

Leia mais

20/1/11 - Justiça paulista condena grife de comercializar produtos por copiar design de marca francesa - clique aqui.

______

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...