MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Grupo Unidos no Amor comemora 2 anos de criação no Jecrim de Cuiabá/MT

Grupo Unidos no Amor comemora 2 anos de criação no Jecrim de Cuiabá/MT

Na tarde do dia 30, familiares e, principalmente, mães de dependentes químicos se reuniram para comemorar os dois anos de criação do grupo Unidos no Amor, uma unidade do grupo de apoio Amor Exigente que funciona nas dependências do Juizado Especial Criminal Unificado da comarca de Cuiabá.

Da Redação

sábado, 2 de abril de 2011

Atualizado em 1 de abril de 2011 14:08


Amor Exigente

Grupo Unidos no Amor comemora 2 anos de criação no Jecrim de Cuiabá/MT

Na tarde do dia 30, familiares e, principalmente, mães de dependentes químicos se reuniram para comemorar os dois anos de criação do grupo Unidos no Amor, uma unidade do grupo de apoio Amor Exigente que funciona nas dependências do Juizado Especial Criminal Unificado da comarca de Cuiabá.

Além das habituais atividades do grupo, que se reúne na sala cedida pelo Poder Judiciário Estadual, os participantes tiveram uma palestra com a psicóloga Giselda Capilé, fizeram apresentação do coral e presenciaram um pequeno show da artista Vera Capilé.

Idealizada pelo juiz Mário Roberto Kono de Oliveira, titular do Jecrim e coordenador dos juizados especiais de Mato Grosso, a iniciativa é desenvolvida pelo Nups - Núcleo Psicossocial Forense e atende familiares de dependentes químicos que possuem ações em trâmite no referido juizado. Conforme o magistrado, a lei 11.343/06, que instituiu o Sisnad - Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, assim como de seus familiares.

Na avaliação do magistrado, familiares que participam do grupo Unidos do Amor, além de auxiliarem na reabilitação dos jovens dependentes químicos, também aprendem a lidar com os sentimentos que acompanham a família de um dependente, como a culpa e a baixa auto-estima. "Além de aprender como tratá-lo, a família aprende também maneiras de enfrentar o problema", destacou o magistrado.

E foi apenas depois de participar das primeiras reuniões do grupo que Silvana Regina de Jesus, 48, conseguiu equilíbrio emocional para ajudar o filho no tratamento da dependência química e manter o casamento de 30 anos, que quase terminou em consequência dos conflitos oriundos do problema. Foi ali, na reunião semanal do grupo, no meio de dezenas de outras mães que enfrentam o mesmo dilema, que Silvana Jesus percebeu o quanto ela estava doente e precisava de ajuda para enfrentar a situação. "Se eu pudesse sairia pelos quatro cantos do mundo para mostrar a importância do grupo", disse Silvana, que frequenta as reuniões há oito meses.

A mesma opinião tem Telma Eugênia Oliveira, 48, que participa do grupo desde a criação, há dois anos. Além de ajudá-la a ter serenidade e paciência, a participação no grupo de apoio também promoveu uma melhora na qualidade de vida dela. Contou que a doença do filho a deixou doente também e que parou de arrumar o cabelo, fazer as unhas ou mesmo sair de casa. Foi só frequentando as reuniões do grupo que ela percebeu que precisava estar bem e ser forte, tanto para ajudar o filho, nas recaídas que se seguiram, como para poder viver melhor, e até dormir.

Segundo a psicóloga Priscila Batistuta Nóbrega, coordenadora do Nups e voluntária do grupo Unidos do Amor, familiares de dependentes químicos costumam desenvolver a co-dependência. "Os CODA - Co-dependentes Anônimos são definidos pela inabilidade de manter e nutrir relacionamentos saudáveis com os outros e consigo mesmo. Na sua grande maioria, são as mães dos autores dos fatos as mais envolvidas, e acabam adoecendo junto com seus familiares usuários, necessitando, assim, também de assistência e tratamento", explicou a psicóloga.

Interessados em participar das reuniões do grupo Unidos no Amor podem ir até o Jecrim, às quartas-feiras, das 15h às 17h. O juizado está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 450, no Centro de Cuiabá.

________________
_________

Fonte : TJ/MT

_________
________________