MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Inauguradas obras de ampliação e melhorias do Foro de Charqueadas/RS

Inauguradas obras de ampliação e melhorias do Foro de Charqueadas/RS

No dia 1º, foram inauguradas as obras de ampliação e melhorias do prédio do foro da comarca de Charqueadas/RS. O desembargador Leo Lima, presidente do TJ/RS, afirmou que objetivo do Judiciário Estadual é "melhorar as condições de trabalho de magistrados e servidores, além de aperfeiçoar a prestação dos serviços à população, inclusive com acomodações mais amplas e modernas".

Da Redação

terça-feira, 5 de abril de 2011

Atualizado em 4 de abril de 2011 14:04


Novidade

Inauguradas obras de ampliação e melhorias do Foro de Charqueadas/RS

No último dia 1º, foram inauguradas as obras de ampliação e melhorias do prédio do foro da comarca de Charqueadas/RS. O desembargador Leo Lima, presidente do TJ/RS, afirmou que objetivo do Judiciário Estadual é "melhorar as condições de trabalho de magistrados e servidores, além de aperfeiçoar a prestação dos serviços à população, inclusive com acomodações mais amplas e modernas".

O presidente lembrou que 80% das despesas orçamentárias do Poder Judiciário correspondem a gastos com o pagamento de pessoal, "por se tratar de um Poder voltado eminentemente à prestação de serviço à comunidade". Disse ainda que o principal compromisso é oferecer uma Justiça universal, rápida e eficiente, "bastante diferente da erudição que era utilizada antigamente quando a demanda jurisdicional não era tão intensa como hoje".

A juíza Sônia Fátima Battistela, diretora do Foro de Charqueadas, revelou que somente este ano já ingressaram 2.944 ações na comarca. Informou que no ano passado, o total foi de 12.447 feitos, ano em que foram julgadas 12.106 ações. "Graças à colaboração da prefeitura, por meio da cedência de funcionários, e da dedicação integral dos nossos servidores tem sido possível fazer frente à demanda", afirmou.

A comarca de Charqueadas adotou diversos projetos desenvolvidos pelo Judiciário, como a conciliação para execuções fiscais e a conciliação para demandas cíveis, além do projeto de superendividamento. "Tudo isso aumentou consideravelmente a presença de público no foro e, por isso, as melhorias serão fundamentais para a eficiência dos serviços prestados", acrescentou.

Melhorias

Foram realizadas reformas no prédio, além de uma ampliação de 214,10 metros quadrados, totalizando uma área de 1.194,35 metros quadrados. Entre as principais mudanças no prédio do Foro, que conta com duas varas instaladas, estão a ampliação dos cartórios - localizados no térreo e no segundo andar - além da disponibilização de gabinete para juiz e arquivo. Foi realizada também a instalação de elevador.

Presença

Também participaram da solenidade o vice-prefeito de Charqueadas, Hélio Sippel; o vereador André da Fonseca Sippel, presidente da Câmara municipal; o juiz Rinez da Trindade, assessor da presidência do TJ; o juiz André Guidi Colossi, corregedor da região; o titular da 1ª vara Cível da comarca de Charqueadas, Adriano Parollo; o diretor Amilcar Ferreira, do DEAM - Departamento de Engenharia, Arquitetura e Manutenção do TJ; a defensora pública Débora de Oliveira Dias Torres; a representante do MP, Bruna Maria Borgmann, e o representante local da OAB, Rosvaldino Fallavena.

________________
_________

Fonte : TJ/RS

Foto : Mariane Souza de Quadros

_________
________________