MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justificando o ataque

Justificando o ataque

Veja o pronunciamento de Bush sobre o início do ataque

Da Redação

quinta-feira, 20 de março de 2003

Atualizado em 1 de abril de 2003 11:49

Justificando o ataque

No pronunciamento que fez na madrugada desta quinta-feira (horário de Brasília), o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou pela TV o início da guerra, afirmando que as forças estavam nos primeiros estágios das operações para desarmar o Iraque, libertar seu povo e defender o mundo de grave perigo. Leia abaixo os principais trechos do discurso:

"Meus caros cidadãos, neste momento as forças de coalizão, lideradas pelas forças americanas, deram início às operações militares para desarmar o Iraque, para libertar o povo iraquiano e para defender o mundo deste sério perigo."

"Sob minhas ordens, as forças de coalizão começaram a atingir alvos selecionados e de importância militar, com objetivo de minar a capacidade de combate de Saddam Hussein. Este é o começo de uma ampla e orquestrada campanha."

"Neste conflito, os Estados Unidos enfrentam um inimigo que não respeita as convenções de guerra, nem as regras morais."

"Saddam Hussein posicionou suas tropas e equipamento em áreas civis, na tentativa de usar homens, mulheres e crianças inocentes, como escudos humanos na proteção de seus militares, uma última atrocidade contra seu próprio povo."

"Quero que os Estados Unidos e o resto do mundo saibam que nossas forças farão todo o possível para poupar os civis inocentes."

"Viemos ao Iraque com respeito a seu povo, a sua civilização e a sua fé religiosa. Não temos nenhuma ambição em relação ao Iraque que não seja a eliminação de uma ameaça e a devolução do controle do país ao povo iraquiano."

"Agora que o conflito começou, a única forma de limitar sua duração é com a aplicação decisiva de força substancial. E posso garantir-lhes que esta será uma campanha ampla, da qual não aceitaremos outro resultado que não seja a vitória."

_____________________