MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Custas Judiciais são discutidas no TJ/MG

Custas Judiciais são discutidas no TJ/MG

Um grupo formado por conselheiros do CNJ e representantes do Poder Judiciário de MG, SE, AL, BA e do RJ se reuniu com o desembargador Cláudio Costa, presidente do TJ/MG, no dia 6, para discutir sobre as custas judiciais, que são destinadas ao custeio da atividade jurisdicional.

Da Redação

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Atualizado às 10:23


$$$

Custas Judiciais são discutidas no TJ/MG

Um grupo formado por conselheiros do CNJ e representantes do Poder Judiciário de MG, SE, AL, BA e do RJ esteve reunido com o desembargador Cláudio Costa, presidente do TJ/MG, no dia 6, para discutir sobre as custas judiciais, que são destinadas ao custeio da atividade jurisdicional.

O conselheiro Jefferson Kravchychyn, do CNJ, que propôs essas reuniões regionais, sugeriu a criação de uma comissão permanente que seria encarregada de estudar os problemas envolvidos na cobrança de custas judiciais.

"A partir de relatórios enviados pelos tribunais estaduais, verificamos que as custas no Brasil são injustas: renda per capita baixa, custa alta; renda per capita alta, custa baixa. As custas do primeiro grau também são muito altas; e as de segundo, extremamente baixas", explica Jefferson Kravchychyn.

"Os pobres estão pagando mais que os ricos, é um problema de tributação de taxas". A criação de uma legislação Federal na qual a União exerceria seu poder na elaboração de parâmetros e na normatização geral das custas, respeitando a autonomia dos tribunais para legislar sobre a matéria, é uma das soluções apontadas por Kravchychyn para o aperfeiçoamento da Justiça.

O diretor de arrecadação José Cláudio Vasconcelos, do TJ/RJ, disse que as custas têm que ser cobradas de forma transparente. "Para o leigo, recolher as custas é um verdadeiro mistério. Esta reunião busca traçar diretrizes para conciliar o interesse da arrecadação com o acesso à Justiça, para permitir ao cidadão o acesso ao Judiciário sem que ele pague um valor exorbitante".

O conselheiro Jorge Hélio considera o modelo de custas ultrapassado. "Há necessidade de revisão legislativa, de um regime nacional de custas para ampliar a autonomia dos tribunais. Queremos uma Justiça justa, próxima do jurisdicionado".

De acordo com o conselheiro do CNJ Paulo Tamburini, "não é a justiça que faz os homens; os homens é que fazem a justiça. Para se garantir o acesso à Justiça, não deveríamos cobrar nada do cidadão, pois ele já paga seu tributo, e nessa contribuição já estão incluídas as custas judiciais".

Para Tamburini, o mote que o CNJ tem adotado é o de mudar a óptica e oferecer novos meios para a solução de conflitos. "Devemos criar nas pessoas forte disposição para evitar o conflito".

O secretário-geral adjunto José Guilherme Werner, do CNJ, diz que ouvir os tribunais e suas diferentes realidades regionais é item essencial do planejamento estratégico. "Não há como gerir o Poder Judiciário sem o autoconhecimento. Sem isso, é impossível tornar mais eficientes os serviços. Este grupo faz parte da pirâmide do planejamento estratégico, é essencial para aperfeiçoar a administração das custas".

O desembargador Alvim Soares, corregedor-geral de Justiça, considerou todas as observações da mais alta relevância e destacou que o ser humano nasce com desejo de liberdade e, depois, desenvolve ânsia pela justiça.

Alvim Soares chamou atenção para um problema do sistema atual: pessoas com alto poder aquisitivo muitas vezes apresentam certidão de pobreza e conseguem o benefício da assistência judiciária gratuita.

Ao final da reunião, Cláudio Costa declarou-se feliz com o diálogo entre o CNJ e a Justiça estadual. "Devemos respeito ao CNJ como os advogados e as partes devem respeito à Justiça. O apoio ao conselho foi objeto do meu discurso de posse na presidência do TJ".

Estiveram presentes também o conselheiro José Murilo Procópio de Carvalho; o juiz auxiliar da Corregedoria Cássio Azevedo Fontenelle; o juiz auxiliar da presidência do CNJ Márcio Fraga; o secretário da reunião, Daniel Remor; o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Nicolau Lupianhes; o juiz auxiliar da Corregedoria do Estado Gilson Félix Santos, de Sergipe; o assessor Olímpio Freire Pires Neto, do TJ/SE; os juízes de Direito Jamil Ferreira e Sóstenes de Andrade, de AL; a desembargadora Telma Brito, presidente do TJ/BA; e os juízes de Direito Maria Helena Ribeiro e Ricardo Schmitt.

_____________
_______

Leia mais - Notícias

  • 19/3/11 - Encontro apresenta padronização das custas judiciais - clique aqui.

  • 11/3/11 - CNJ discute custas com tribunais do Sul hoje - clique aqui.
  • 22/2/11 - CNJ concedeu liminar suspendendo decreto que reajusta custas no PR - clique aqui.
  • 20/2/11 - OAB/PR pede ao CNJ suspensão de decreto que reajusta custas - clique aqui.
  • 15/2/11 - TRF da 2ª região inicia a arrecadação das custas judiciais por GRU - clique aqui.
  • 10/2/11 - TRF da 2ª região adota novos procedimentos de custas judiciais - clique aqui.
  • 18/1/11 - STJ - Nova resolução altera valor e detalha procedimentos de custas judiciais e porte de autos - clique aqui.
  • 11/1/11 - CNJ cria grupo para padronizar regime de custas judiciais no país - clique aqui.
  • 4/1/11 - TJ/GO propõe criação de regimento para custas de Cortes Arbitrais - clique aqui.
  • 4/1/11 - TJ/DF - Custas Judiciais e Extrajudiciais têm novos valores em 2011 - clique aqui.

    Leia mais - Artigos

    • 5/8/10 - Novo regime de custas recursais nas Unidades Jurisdicionais Especiais - clique aqui.
    • 23/1/08 - Custas judiciais no STJ - clique aqui.

    _____________