MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Museu da Justiça do RJ desenvolve o Projeto Memória do Judiciário

Museu da Justiça do RJ desenvolve o Projeto Memória do Judiciário

O Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro recebeu, em março passado, a visita dos alunos do segundo ano do ensino médio do CIEP Leonel Brizola - Nação Mangueirense. O evento faz parte do Projeto Memória do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que prevê, entre outras iniciativas, visitas mediadas histórico-educativas ao antigo Palácio da Justiça (r. Dom Manoel, 29 - Centro).

Da Redação

sábado, 9 de abril de 2011

Atualizado em 8 de abril de 2011 15:18


Histórico-educativas

Museu da Justiça do Rio de Janeiro desenvolve o Projeto Memória do Judiciário

O Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro recebeu, em março passado, a visita dos alunos do segundo ano do ensino médio do CIEP Leonel Brizola - Nação Mangueirense. O evento faz parte do Projeto Memória do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que prevê, entre outras iniciativas, visitas mediadas histórico-educativas ao antigo Palácio da Justiça (r. Dom Manoel, 29 - Centro). A atividade é direcionada para estudantes universitários e alunos do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental, além de também ser aberta ao público em geral.

A visita guiada, ou mediada, consiste em percorrer os espaços históricos do antigo Palácio da Justiça, oportunidade em que são analisadas sua arquitetura, sua importância para a história da Justiça e do Direito no Brasil e sua decoração interna, caracterizada pela riqueza simbólica e artística. Além da visitação mediada, o público pode conhecer também o prédio através da visita teatralizada "Por Dentro do Palácio", promovida pelo CCPJ-Rio - Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que tem como guia a figura ilustre do personagem histórico Ruy Barbosa.

O prédio do antigo Palácio da Justiça, que já foi cenário de momentos importantes de nossa história, foi construído em 1926 para abrigar o Palácio da Justiça da Corte de Apelação do Distrito Federal. Atualmente, abriga a DGCON - Diretoria-Geral de Gestão do Conhecimento, unidade à qual o Museu é vinculado; o próprio Museu da Justiça; o Centro Cultural do Poder Judiciário; a Esaj - Escola de Administração Judiciário e as Associações de Magistrados.

Entre os principais ambientes que compõem o prédio, destacam-se: a biblioteca do Museu; o salão nobre; o majestoso salão espelhado; a ante-sala para o Plenário da Corte do antigo Tribunal; a sala de sessões de Câmara Isolada; o chamado "Salão dos Passos Perdidos", que deu título ao livro de memórias do jurista Evandro Lins e Silva, ex-ministro do STF; e o próprio Tribunal do Júri, que funcionou até 2009, e que foi palco de históricos julgamentos.

As visitas mediadas, dentro do Projeto Memória do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, são coordenadas pela administração do Museu, conduzidas por historiadores e educadores e podem ser agendadas pelo telefone (21) 3133-3497 ou ainda por e-mail (clique aqui).

________________
_________

Fonte: TJ/RJ

_________
________________

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA