MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. SP - Juízes passam a estudantes noções de Justiça e Cidadania

SP - Juízes passam a estudantes noções de Justiça e Cidadania

No último dia 8, cerca de 70 alunos da Escola Estadual Homero Rubens de Sá, do município de Guarulhos/SP, tiveram a oportunidade de conhecer o projeto "Justiça e Cidadania também se aprendem na escola".

Da Redação

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atualizado às 08:59


Encontro

SP - Juízes passam a estudantes noções de Justiça e cidadania

No último dia 8, cerca de 70 alunos da Escola Estadual Homero Rubens de Sá, do município de Guarulhos/SP, tiveram a oportunidade de conhecer o projeto "Justiça e Cidadania também se aprendem na escola".

Essa é a 12ª escola a receber a visita de magistrados da comarca que, voluntariamente, percorrem, a cada dois meses, instituições de ensino, para mostrar como funciona o Poder Judiciário.

O juiz da 6ª vara Cível e diretor do fórum da cidade, Régis de Castilho Barbosa Filho, começou a "conversa com os estudantes" afirmando que a carreira da magistratura é aberta a todos, que é uma área difícil, mas que proporciona grandes realizações. "Hoje vocês representam os alunos. Quem sabe um dia assumem um cargo na magistratura", falou.

Durante o evento, o magistrado passou aos estudantes informações sobre o funcionamento do Judiciário e noções de direitos e deveres dos cidadãos. "A sociedade é constituída da união de pessoas, cujos representantes fazem as leis para serem cumpridas".

Também participaram do encontro o juiz Mário Rubens Assumpção Filho, da 2ª vara Criminal de Carapicuíba, e o juiz Thiago Massao Cortizo Teraoka, de Guarulhos.

Assumpção Filho falou sobre a importância dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Ele explicou a diferença entre os cargos de juiz, promotor, defensor público e polícias civil e militar. "Existem lacunas nas leis, casos que não encontram respostas e o juiz, muitas vezes, julgará por analogia, jurisprudência, para completar essas lacunas", finalizou.

Thiago Massao agradeceu a oportunidade de voltar à escola. Dessa vez, não sentado no banco da classe, mas sim como palestrante. Ele falou sobre o concurso de ingresso na magistratura, as diversas fases do processo seletivo e as avaliações pelas quais os candidatos são submetidos.

Antes do início do encontro foi distribuída aos estudantes a Cartilha da Justiça em Quadrinhos. A publicação traz histórias com personagens que ilustram variadas situações e contribui para fixar o conteúdo das informações passadas durante a palestra.

O projeto é uma realização da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros e do TJ/SP. O programa surgiu pelo fato de que a maior parte da população desconhece o funcionamento da Justiça brasileira. O objetivo é conscientizar professores e alunos sobre seus direitos e deveres e mostrar como exercê-los. Os participantes da palestra funcionam como agentes multiplicadores do conhecimento e têm a oportunidade de repassar o que aprenderam para outros alunos, amigos e familiares.

________________
_________

Fonte: TJ/SP

_________
________________