MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 4º Congresso Virtual Nacional do MP premia teses e moções

4º Congresso Virtual Nacional do MP premia teses e moções

Da Redação

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atualizado em 11 de abril de 2011 12:01


Premiação

4º Congresso Virtual Nacional do MP premia teses e moções

Na última sexta-feira, 8, em solenidade no edifício-sede do MP/RJ, os autores das teses e moções aprovadas no 4º Congresso Virtual Nacional do MP, realizado de 15/10 a 15/12 de 2010, foram premiados. Sob a presidência da procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, do CEJUR - Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos do MP/RJ, foram entregues prêmios, diplomas e certificados para os membros do MP cujos trabalhos se destacaram na plataforma virtual e servirão de base para futuros debates na classe.

Após a entrega dos certificados para os autores das moções, foram entregues os diplomas e prêmios das teses aprovadas. Com o título "A persecução penal frente à(s) dignidade(s) humana(s)", a tese do promotor de Justiça José Aparecido Rigato, do Estado do MS, conquistou o primeiro lugar.

Em segundo lugar, ficou a tese do promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Sidney Rosa da Silva Junior, intitulada "A não obrigatoriedade do quesito o jurado absolve o acusado? na construção do veredito pelo Tribunal do Júri". Já a tese do procurador Regional da República Wellington Cabral Saraiva, do Estado de Pernambuco, "Legitimidade privativa do Ministério Público para o processo penal cautelar", ficou com o terceiro lugar.

O procurador de Justiça Francisco Antonio Souto e Faria, presidente Executivo do 4º Congresso Virtual Nacional do MP, explicou que o 4º Fórum Virtual Nacional do Ministério Público, em atividade desde 16/12/10, funcionará até o início do 5º Congresso Virtual Nacional do MP, em 2012. O tema do Fórum é "O Ministério Público nas suas múltiplas atividades nas áreas Criminal, Cível, Trabalhista e Institucional e nas Reformas Processuais Civil e Penal".

"É um espaço único que possibilita, na intranet, a total interação entre os integrantes de todas as Associações do Ministério Público e das que integram a CONAMP - Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e, neste 4º Fórum, a totalidade dos membros do MP brasileiro, na atividade e aposentados", afirmou o Procurador de Justiça.

Francisco Antonio Souto e Faria informou, ainda, que foi proposta moção de Criação do 1º Congresso Virtual Mundial do Ministério Público na IV Conferência Regional para a América Latina da International Association of Prosecutors, realizada em Fortaleza/CE, em março. A proposta contou com a assinatura de Membros do Ministério Público de vários países como Estados Unidos, Rússia, Canadá, França, Argentina, Chile e Brasil.

Para Maria Cristina Tellechea, "o Congresso Virtual vai ao encontro dos anseios do parquet de se alinhar com as novas tendências tecnológicas. A coordenadora do CEJUR lembrou da importância da plataforma para a discussão de temas jurídicos de abrangência mundial e instou os presentes à solenidade a participarem cada vez mais do Fórum Virtual. "É uma poderosa ferramenta de discussão no mundo moderno e demonstração do novo paradigma institucional, comprometido com a agilidade, praticidade e amplitude dos debates ao maior número possível de pessoas", concluiu.

Também compuseram a mesa da cerimônia o promotor de Justiça Vinicius Gahyva Martins, representando o presidente geral do 4º Congresso Virtual e presidente da CONAMP, o promotor de Justiça de São Paulo José Carlos Cosenzo, presidente de honra do 4º Congresso Virtual Nacional do MP, o promotor de Justiça Alexandre Murilo Graça, representando a AMPERJ - Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o procurador de Justiça Hugo Jerke, presidente do CEPROJUS - Centro dos Procuradores de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o procurador de Justiça Arthur Pontes Teixeira, diretor presidente da CAMPERJ - Caixa de Assistência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, e a promotora de Justiça Patrícia Pimentel de Oliveira Chambers Ramos, secretária-geral do CDEMP - Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil.

________________
_________

Fonte: TJ/RJ

_________
________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA