MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP - Curso capacita para a escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

TJ/SP - Curso capacita para a escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

No dia 13, teve início, na EPM - Escola Paulista da Magistratura, o Curso de capacitação para a escuta especial de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, promovido pela EPM em conjunto com a CIJ/TJSP - Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJ/SP.

Da Redação

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atualizado em 14 de abril de 2011 16:01


Depoimento

TJ/SP - Curso capacita para a escuta de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

No dia 13, teve início, na EPM - Escola Paulista da Magistratura, o curso de capacitação para a escuta especial de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, promovido pela EPM em conjunto com a CIJ/TJSP - Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJ/SP.

As aulas são ministradas pela psiquiatra infantil e psicóloga Irene Intebi, presidente da Sociedade Internacional de Prevenção a Abuso e Negligência de Crianças. A coordenação está a cargo do desembargador Antonio Carlos Malheiros, responsável pela CIJ/TJSP e pela Coordenadoria de Cursos de Iniciação Funcional e Aperfeiçoamento para Servidores da EPM.

Com 50 vagas, o curso é oferecido a magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos e respectivas equipes e profissionais que atuam no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual nas comarcas de Atibaia, Campinas, Guarulhos, São Caetano do Sul e São Paulo.

Em sua palestra inaugural, Irene Intebi explicou que há três razões principais para se efetuar a escuta de crianças e adolescentes, tendo como base o enfoque dos seus direitos; o da sua promoção e proteção; e o terapêutico.

Ela lembrou que as crianças e adolescentes têm o direito de serem ouvidas, conforme estabelecido na 'Convenção dos Direitos da Criança', da ONU, de 1989. "Temos a responsabilidade de escutar a criança e é obrigação do Estado dar resposta às suas necessidades, com base no que é ouvido", ressaltou.

Quanto ao segundo enfoque, explicou que, quando a criança é ouvida – como fonte competente ou capaz para revelar evidências ou detalhes do ocorrido – ela tem a oportunidade de desempenhar um papel ativo na promoção de seu desenvolvimento e proteção. "Não se trata de apenas obter informações, de forma forçada, mas de ajudar a criança a contribuir ativamente para sua proteção, considerando-a como sujeito de direitos e não como objeto de direitos", salientou.

Em relação ao enfoque terapêutico, observou que, além de ser um direito, a manifestação da criança, muitas vezes, é sua vontade e é preciso oferecer-lhe a oportunidade de 'elaborar' ou 'fazer sentido' sobre o que aconteceu. "Para isso, é preciso respeitar o 'tempo' da criança, que não é, necessariamente, o da instituição. As instituições é que deveriam se adaptar ao ritmo das crianças", ponderou, lembrando que, às vezes, elas não falam, simplesmente, porque o profissional não conhece as técnicas de facilitação da entrevista.

Irene Intebi destacou, também, a importância da avaliação no procedimento, lembrando que ela parte de um objetivo claro. "Não se trata de determinar se a criança fala a verdade ou não, mas de observar as condutas e estados emocionais e avaliar se estão de acordo com o que é dito, se são esperados para aquela faixa etária ou se são resultado de um desenvolvimento normal ou de um acontecimento que não é normal", explicou, acrescentando que o ideal é trabalhar com uma equipe interdisciplinar que possa contribuir para a avaliação final.

O curso teórico prossegue hoje, dia 18, 19, 20, 26, 27 e 28/4 e contará com uma atividade prática no dia 25.

________________
_________

Fonte: TJ/SP

_________
________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA