MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. XI de Agosto apóia Vigília Cívica e manifesto contra a corrupção

XI de Agosto apóia Vigília Cívica e manifesto contra a corrupção

Fernando José R. Borges Filho

Da Redação

terça-feira, 14 de junho de 2005

Atualizado às 09:05

 

Contra corrupção

 

XI de Agosto apóia Vigília Cívica e manifesto contra a corrupção

 

O Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da USP, decidiu apoiar incondicionalmente a Vigília Cívica Contra a Corrupção e seu Manifesto Público, iniciativas de OAB/SP e mais 72 entidades da sociedade civil deflagradas no último dia 9/6, na sede da Seccional.

 

O presidente do XI de Agosto, Fernando José R. Borges Filho, trouxe pessoalmente ontem, ao presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, ofício de apoio. "Foi uma decisão unânime. Não adiantaria cada um promover uma manifestação em separado, não teria peso. Por isso, vimos com regozijo a organização da Ordem e de outras entidades contra a corrupção. Não poderia ser melhor. É uma forma de zelar pelo patrimônio moral do povo brasileiro", afirmou o presidente do XI de Agosto.

 

Borges Filho estava acompanhado do diretor do CA, Ricardo Teixeira, e de Luciana Salim Pires, do Movimento Brasileiro Cara Limpa, que reúne estudantes do CA XI e do CA 22 de agosto. "Este é um apoio importantíssimo. Os estudantes de Direito ajudaram a mudar a história do Brasil, cerrando fileiras com as forças democráticas do Brasil na luta pela Anistia, Diretas-já, impeachment do então presidente Collor e muitos outros movimentos de consolidação do Estado Democrático de Direito", analisou o presidente da OAB/SP.

 

No ofício encaminhado à Seccional, o XI de Agosto, afirma que "o produto mais gravoso da crise é de certo a implosão da credibilidade das instituições democráticas. Quando o partido da ética chega ao governo por seus valores morais e não mais os respeita, não pode esperar o respeito da população, que passa não mais distinguir corruptos e corruptores de parlamentares honestos e competentes. E quando as instituições ficam totalmente desacreditadas, o povo passa a não saber de que valeram tantas lutas democráticas e não encontra recompensa nos esforços de outrora. A construção de um país se faz com o fortalecimento das instituições, razão pela qual aqueles que as mancham devem receber a devida punição, afinal, a lei é para todos".

 

Em sua manifestação encaminhada à OAB/SP, os estudantes de Direito da USP também criticaram o Congresso Nacional e o presidente da República, lembrando que quando da comemoração do centenário do Centro Acadêmico, Lula encaminhou carta, afirmando que o CA "tem uma história de luta e tem dado provas de sua capacidade de mobilizar a energia nacional em grandes movimentos cívicos". A exemplo da afirmativa presidencial, ponderou o presidente do CA XI de Agosto, os estudantes prometem voltar à carga em mais esse movimento nacional, desta vez contra a corrupção. 

____________

 

 

 

______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...