MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nancy Andrighi toma posse no TSE e Hamilton Carvalhido é o novo corregedor-geral Eleitoral

Nancy Andrighi toma posse no TSE e Hamilton Carvalhido é o novo corregedor-geral Eleitoral

A ministra Nancy Andrighi, do STJ, tomou posse como membro efetivo do TSE na noite de ontem. O ministro Ricardo Lewandowksi, presidente do TSE, presidiu a sessão, da qual também participaram a ministra Carmen Lúcia e os ministros Marco Aurélio de Mello, Hamilton Carvalhido, Marcelo Ribeiro de Oliveira e Arnaldo Versiani, integrantes daquela Corte.

Da Redação

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Atualizado às 09:03

Posse

Nancy Andrighi toma posse no TSE e Hamilton Carvalhido é o novo corregedor-geral Eleitoral

A ministra Nancy Andrighi, do STJ, tomou posse como membro efetivo do TSE na noite de ontem, 26. O ministro Ricardo Lewandowksi, presidente do TSE, presidiu a sessão, da qual também participaram a ministra Carmen Lúcia e os ministros Marco Aurélio de Mello, Hamilton Carvalhido, Marcelo Ribeiro de Oliveira e Arnaldo Versiani, integrantes daquela Corte.

A ministra foi indicada pelo STJ para ocupar uma das duas vagas destinadas ao Tribunal da Cidadania na composição do TSE. Nancy Andrighi, que já atuava como ministra substituta no TSE desde maio do ano passado, ocupa a vaga deixada pelo ministro Aldir Passarinho Junior. Aposentado desde o último dia 18, o ministro afirmou estar orgulhoso por contar com a ministra Nancy Andrighi como sucessora, em razão de suas qualidades pessoais e de seu "currículo impecável".

Na mesma sessão, o ministro Hamilton Carvalhido, que ocupa a outra vaga do TSE destinada a um membro do STJ, foi eleito para desempenhar a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. O cargo era exercido pelo ministro Passarinho Junior. Carvalhido, que integra o colegiado desde abril de 2010, assumiu as novas funções afirmando que o desafio "requer muita dedicação e cautela".

Reconhecimento

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que, para o TSE, é um grande privilégio dar posse a esses "dois ilustres e experientes magistrados". O presidente do TSE ressaltou as contribuições que ambos os ministros têm oferecido no desempenho de suas funções para a justiça eleitoral, afirmando que o TSE não poderia almejar melhores nomes para os cargos.

Para o presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, a ministra Nancy Andrighi completa com muita justiça a formação do TSE. "Tenho certeza que a ministra irá representar muito bem o STJ", afirmou. O presidente do STJ também saudou a eleição do ministro Hamilton Carvalhido para o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral, afirmando ter o ministro exercido com grande dedicação todas as etapas de sua carreira jurídica, estando plenamente credenciado a assumir mais essa importante posição. O presidente desejou sucesso aos dois ministros, lembrando que "a representação do STJ sempre ofereceu uma grande contribuição ao TSE".

Estiveram presentes, ainda, os ministros do STJ Gilson Dipp, Francisco Falcão, Laurita Vaz, João Otávio de Noronha, Castro Meira, Arnaldo Esteves Lima, Massami Uyeda, Humberto Martins, Jorge Mussi, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves e Raul Araújo, além do desembargador convocado Vasco Della Giustina.

A solenidade também foi prestigiada por membros dos Poderes Judiciário e Legislativo, do MP, da AGU, da Defensoria Pública e da OAB, além de presidentes de associações de magistrados e advogados.

________________
_____

Foto : STJ
_____
________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas