MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Bitributação Econômica do Lucro Empresarial"

Resultado do sorteio da obra "A Bitributação Econômica do Lucro Empresarial"

Veja quem ganhou a obra "A Bitributação Econômica do Lucro Empresarial" (safE - 160p.), de Paulo César Teixeira Duarte Filho.

Da Redação

terça-feira, 10 de maio de 2011

Atualizado em 5 de maio de 2011 10:29


Sorteio de obra

 

A obra "A Bitributação Econômica do Lucro Empresarial" (safE - 160p.), de Paulo César Teixeira Duarte Filho, advogado da banca Araújo e Policastro Advogados, é um estudo geral sobre a tributação dos lucros empresariais, assim como uma análise dos modelos adotados pelo Brasil para evitar a bitributação econômica.

 

O imposto de renda é um dos tributos mais relevantes do mundo civilizado: primeiro, por incidir diretamente sobre a vitalidade econômica da pessoa, diminuindo-a; segundo, por ser o tributo com maior possibilidade de atender e mensurar a capacidade contributiva da pessoa; terceiro, por representar a mais importante fonte de arrecadação da união; por fim, por ser um dos principais elementos de política fiscal dos Estados para a atração e controle de investimentos.

 

Em princípio, o imposto de renda incide, na grande maioria dos países, sobre a renda de pessoas físicas e, também, sobre o lucro das jurídicas. Um dos grandes problemas é a bitributação que isso pode gerar sobre os lucros empresariais: uma antes da distribuição, no âmago da sociedade; e outra na esfera dos sócios, quando da distribuição.

 

O Brasil dispõe hoje de duas formas para eliminar a bitributação econômica e, assim, reduzir a carga sobre os lucros empresariais: de forma geral - pelo método da isenção dos dividendos e; de forma opcional - pelo método dos juros sobre o capital próprio ("JCPs"), mesmo que originado precipuamente com outros fins, como, por exemplo, incentivar a capitalização das empresas.

 

A atualidade do tema centra-se nas correntes tentativas de modificação e supressão aleatória do nosso sistema, o que pode provocar o aumento da já alta carga tributária via imposto de renda. Quanto ao JCPs, ainda há uma agravante: há pouco foram introduzidas no Brasil, pela lei nº 12.249/2010, regras específicas negativas contra a subcapitalização das empresas, o que traz um novo argumento ao grupo contrário à manutenção do instituto dos JCPs.

 

O presente livro é, portanto, um estudo geral sobre a tributação dos lucros empresariais. Com base no estudo, foi apresentada uma análise crítica dos modelos adotados, pelo Brasil, na eliminação da bitributação econômica dos lucros empresariais e da subcapitalização, de sua importância, características, problemas, necessidade de aperfeiçoamento e das tendências de alterá-los.

 

Sobre o autor :

 

Paulo César Teixeira Duarte Filho vogado da banca Araújo e Policastro Advogados. Bacharel em Direito pela UFMG. Mestre em Direito Tributário Internacional pela Ludwig-Maximilians-Universität de Munique, Alemanha. Doutorando em Direito Tributário Internacional e Econômico pela Universidade de Ciências Econômicas de Viena, Áustria.

______________

 Ganhador :

Hallyson Brasileiro de Sousa Ramos, advogado em Campina Grande/PB



_________________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...