MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNMP - Advogados podem acessar autos de procedimentos disciplinares no MP/SP

CNMP - Advogados podem acessar autos de procedimentos disciplinares no MP/SP

A Corregedoria do Ministério Público do Estado de São Paulo agora tem a obrigação de permitir vista, na íntegra, e cópias de seus autos de procedimentos disciplinares administrativos aos advogados constituídos pelos representantes.

Da Redação

sábado, 7 de maio de 2011

Atualizado em 6 de maio de 2011 14:27


Decisão

CNMP - Advogados podem acessar autos de procedimentos disciplinares no MP/SP

A Corregedoria do MP/SP agora tem a obrigação de permitir vista, na íntegra, e cópias de seus autos de procedimentos disciplinares administrativos aos advogados constituídos pelos representantes.

A decisão, unânime, foi tomada pelo CNMP em 26/4. A Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP auxiliou na argumentação da advogada Lenora Thais Steffen Todt Panzetti, responsável pela representação que originou o Procedimento de Controle Administrativo 1.889/2010-22. No mesmo sentido, o advogado Pablo de Figueiredo Souza Arraes também teve pedido acolhido (2.089/2010-29).

"Os conselheiros nacionais do Ministério Público asseguraram as prerrogativas profissionais da classe, garantindo dessa forma a possibilidade de trabalho adequado para os advogados e da ampla defesa aos membros do Ministério Público, alvos de procedimentos disciplinares administrativos", disse o presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso.

Carlos Kauffmann, conselheiro secional da OAB/SP, compareceu à sessão representando a Comissão e, após o voto da conselheira relatora Taís Ferraz, proferiu sustentação oral pleiteando junto ao Conselho regulamentação que garanta aos advogados livre acesso a procedimentos administrativos e, assim, evite repetição da apontada ofensa ao exercício profissional.

Antonio Ruiz Filho, presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/SP, considerou a decisão "mais uma importante vitória para a advocacia, que tem de ter acesso a tais procedimentos, conforme determina o Estatuto da Advocacia".

________________

________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram