MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF da 4ª região inaugura exposição sobre os 70 anos da JT

TRF da 4ª região inaugura exposição sobre os 70 anos da JT

O TRT da 4ª região/RS inaugurou ontem, 9, a exposição comemorativa aos 70 anos da JT, completados no dia 1º/5. O evento ocorreu no saguão do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1.100, bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS), onde está localizada a mostra, e contou com a presença de diversas autoridades locais, magistrados e servidores. Na ocasião, houve também o lançamento de selo especial dos Correios em homenagem ao aniversário da instituição. O selo foi escolhido em concurso interno, e seu criador, o servidor Rodrigo Navarro Roxo, foi agraciado com diploma entregue durante a solenidade.

Da Redação

terça-feira, 10 de maio de 2011

Atualizado às 07:44

Exposição

TRF da 4ª região inaugura exposição sobre os 70 anos da JT

O TRT da 4ª região/RS inaugurou ontem, 9, a exposição comemorativa aos 70 anos da JT, completados no dia 1º/5. O evento ocorreu no saguão do Tribunal (av. Praia de Belas, 1.100, bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS), onde está localizada a mostra, e contou com a presença de diversas autoridades locais, magistrados e servidores. Na ocasião, houve também o lançamento de selo especial dos Correios em homenagem ao aniversário da instituição. O selo foi escolhido em concurso interno, e seu criador, o servidor Rodrigo Navarro Roxo, foi agraciado com diploma entregue durante a solenidade.


Desembargadora aposentada Magda Barros Biavaschi

Organizada pelo Memorial da Justiça do Trabalho do RS, a exposição conta a história da Justiça trabalhista gaúcha por meio de painéis ilustrativos, fotos, recortes e objetos antigos. A mostra vai até 31/5 e depois percorrerá cidades do interior. O horário de visitação é das 10 às 18h, de segunda a sexta-feira.


Desembargador Carlos Alberto Robinson

A desembargadora aposentada Magda Barros Biavaschi, integrante da Comissão do Memorial, mencionou diversos fatos históricos que precederam a instalação da JT. Citou o então presidente Getúlio Vargas, que no discurso proferido em 1941 por ocasião da solenidade de instalação (pronunciamento este reproduzido em mural da exposição inaugurada), afirmou que o ato apenas consagrava processo que já vinha sendo instaurado e demandado há muito tempo. A magistrada referiu que a JT, ao longo destes 70 anos, viu-se ameaçada por setores mais conservadores da sociedade brasileira, mas prevaleceu e serve hoje de exemplo a outros ramos do judiciário, tendo em vista o reconhecimento e confiança conferidos pela comunidade. A JT "sempre resistiu, tal como fênix, retornando mais forte, e que assim continue", rogou.


O servidor Rodrigo Navarro Roxo foi agraciado com diploma entregue durante a solenidade


Selo comemorativo

O desembargador Carlos Alberto Robinson, presidente do TRT da 4ª região, afirmou que, apesar de ser costumeiro dizer que a JT é protetiva do trabalhador, na verdade, ela protege os seus direitos. Elencou algumas transformações importantes da instituição, tais como a extinção da representação classista, em 1999, e a ampliação de suas competências, em 2004. E concluiu: "a instituição vem se mantendo firme no propósito de realizar justiça na solução dos conflitos trabalhistas e promover a defesa da cidadania".

___________
____

Foto : TRT da 4ª região
____
___________