MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador Artur Marques é reeleito para Órgão Especial do TJ/SP

Desembargador Artur Marques é reeleito para Órgão Especial do TJ/SP

O desembargador Artur Marques da Silva Filho, reeleito ontem, 12, continua a integrar o Órgão Especial do TJ/SP. O magistrado recebeu 91 votos na eleição para preenchimento de uma vaga no colegiado.

Da Redação

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Atualizado às 08:43

TJ/SP

Desembargador Artur Marques é reeleito para Órgão Especial

O desembargador Artur Marques da Silva Filho, reeleito ontem, 12, continua a integrar o Órgão Especial do TJ/SP. O magistrado recebeu 91 votos na eleição para preenchimento de uma vaga no colegiado.

Artur Marques concorreu com outros sete colegas. A vaga se abriu com o término de seu próprio mandato, que se encerraria em 14/5, depois de dois anos de trabalho.


Desembargadores Artur Marques e José Roberto Bedran

A apuração dos votos se no Salão Ministro Costa Manso, no Palácio da Justiça, onde ocorrem as sessões do Órgão Especial todas as quartas-feiras. O desembargador José Roberto Bedran, presidente do TJ/SP, anunciou o resultado do pleito: "Cumprimento o candidato eleito e os demais pela participação nesta brilhante eleição, que é uma conquista para o Poder Judiciário de São Paulo". O candidato reeleito agradeceu aos colegas que prestigiaram a eleição, votando. "Uma eleição é sempre motivo de satisfação, pois representa um avanço democrático", disse.


Apuração dos votos válidos

Desde junho de 2006, o Órgão Especial – que antes era composto pelos 25 desembargadores mais antigos do tribunal – passou a contar com membros eleitos. A alteração na composição é uma determinação constitucional que surgiu com a emenda 45/04 (clique aqui). Os tribunais estaduais que contassem com Órgão Especial deveriam providenciar eleições para o preenchimento de metade de suas vagas. A outra metade continuou a ser preenchida com base no critério de antiguidade.


Salão Ministro Costa Manso durante apuração dos votos

O Órgão Especial, além das atribuições administrativas, é competente para processar e julgar autoridades como o governador, o vice-governador, deputados estaduais, secretários de Estado, juízes estaduais e membros do MP.

Biografia

Artur Marques da Silva Filho tomou posse como juiz substituto em 1978. Inicialmente trabalhou em Jundiaí/SP, seguindo depois para Miracatu/SP e Rancharia/SP. Na capital, atuou na 1ª vara Criminal e na 2ª vara da Família e Sucessões do Foro Regional da Lapa. Em 1994, foi promovido a juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil e, em 2005, com a unificação dos tribunais do Estado, a desembargador do TJ/SP.

No biênio 2001/2002, o magistrado presidiu a Apamagis - Associação Paulista dos Magistrados.

______________
____

Foto : TJ/SP
____
______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista