MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. As minhas cartas e as dos Outros

As minhas cartas e as dos Outros

Fundamar - Fundação 18 de março

Da Redação

terça-feira, 21 de junho de 2005

Atualizado às 09:27

 

Nas livrarias

 

As minhas cartas e as dos Outros

 

 

Já nas livrarias, os livros "As minhas cartas e as dos Outros", por Carlos Lacerda, co-edição UnB e Fundamar - Fundação 18 de março (fotos volumes 1 e 2). São dois alentados volumes, recheados de informações sobre a recente história do Brasil da segunda metade do século passado.

 

As missivas, não apenas as de autoria do jornalista, foram selecionadas após demorada pesquisa no rico Fundo de Arquivo sob a custódia da Universidade Darcy Ribeiro em Brasília. Um trabalho de mais de três anos.

 

Há de interessar aos cultores das boas letras, as cartas assinadas por Rubem Braga (quatro), Mário de Andrade (três), Érico Veríssimo (três), Alfredo Mesquita (uma), de John dos Passos (uma), Carlos Drummond de Andrade (três), Murilo Miranda (uma), dom Lourenço de Almeida Prado (duas) para citar apenas algumas, de conhecidos intelectuais aparentemente não ligados à política. As cartas de políticos se multiplicam, com um destaque especial para as cartas de Juscelino Kubistcheck de Oliveira, as escritas por este e a ele escritas por Carlos Lacerda. O lavor literário destas e das cartas assinadas por Magalhães Pinto, Juracy Magalhães, Jânio Quadros e outros destacam o esmero dos políticos da época em cultivar estilo e graça em seus escritos.

 

Fonte: Informativo Fundamar, número 156, junho/2005.

___________

 

 

 

___________