MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Livro auxilia empresas na prevenção de ações trabalhistas

Livro auxilia empresas na prevenção de ações trabalhistas

Escrito pelo engenheiro de Segurança e Saúde no Trabalho

Da Redação

quarta-feira, 22 de junho de 2005

Atualizado em 21 de junho de 2005 12:51

 

Livro auxilia empresas na prevenção de ações trabalhistas

 

Escrito pelo engenheiro de Segurança e Saúde no Trabalho, Antonio Carlos Vendrame, o livro será como um manual na defesa empresarial

 

Nos dias de hoje, um grande fantasma que torna as empresas vulneráveis é a falta de documentação legal que comprove a condição física em que o empregado foi admitido na empresa, quais as condições de trabalho proporcionadas ao funcionário e em que estado de saúde o trabalhador foi demitido. Garantir a segurança e a saúde do funcionário, dentro do ambiente de trabalho, é uma exigência estabelecida pela Legislação Brasileira.

 

Entretanto, muitas empresas acabam comprometendo o seu patrimônio com uma avalanche de ações cíveis e trabalhistas, movidas por funcionários que tiveram sua saúde lesada devido as tarefas que exerciam. Pensando assim, o engenheiro de Segurança e Saúde no Trabalho, Antonio Carlos Vendrame, lança o livro "Gestão do Risco Ocupacional - O que as empresas precisam saber sobre Insalubridade, Periculosidade, PPRA, PPP, LTCAT, entre outros documentos legais".

 

"O livro é como um manual essencialmente prático que mostra o caminho das pedras na defesa empresarial, cuidando para a inocorrência do passivo em segurança e saúde do trabalhador", explica o autor.

 

O livro aborda as dificuldades que as empresas passam em para se protegerem contra situações inoportunas em diversas esferas como Judicial, fiscalização, Promotoria, sindicatos etc. "Quando a empresa passa por essa situação, ela deve produzir provas (documentos) com prestabilidade à sua defesa. Infelizmente, a empresa ainda é vista por alguns, como o voraz dinossauro que espolia o trabalhador", explica Vendrame. 

 

Sobre o autor:

 

Antonio Carlos Vendrame é engenheiro químico e engenheiro de Segurança do Trabalho e coordenador do curso de pós-graduação das Faculdades Oswaldo Cruz. Vendrame também é diretor da Vendrame Consultores Associados, uma empresa especializada em Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente. A empresa dispõe de diversos serviços como Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Auditoria em Segurança do Trabalho, Laudo para caracterização de insalubridade e/ou periculosidade, Laudo Ergonômico, Assistência Técnica em processos trabalhistas e civis, cursos In Company, entre outros.

__________