MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Repercussão do caso do juiz de Direito de Ribeirão Preto, João Gandini, que se aposentou e agora tem pretensões políticas

Repercussão do caso do juiz de Direito de Ribeirão Preto, João Gandini, que se aposentou e agora tem pretensões políticas

Repercute na mídia o caso do juiz de Direito de Ribeirão Preto, João Gandini, que antes mesmo de se aposentar comentava de seus planos políticos. Confira a publicação da aposentadoria e o que foi noticiado nos jornais dos últimos dias.

Da Redação

terça-feira, 24 de maio de 2011

Atualizado às 09:44


Vote no juiz ?

Caso Gandini tem desdobramentos

Repercute na mídia o caso do juiz de Direito de Ribeirão Preto, João Gandini, que antes mesmo de se aposentar comentava de seus planos políticos.

 

Confira a publicação da aposentadoria e o que foi noticiado nos jornais dos últimos dias.

_____________

Diário Oficial do Estado de São Paulo - 24/5

_____________

Estadão - 22/5

Juiz que mirou Palocci agora é cortejado pelo PT

João Gandini, que conduziu ação contra o ministro por mais de 4 anos, pode se candidatar a prefeito de Ribeirão Preto em 2012

- Fausto Macedo - O Estado de S.Paulo

João Agnaldo Donizeti Gandini, o juiz do emblemático caso do molho de tomate refogado com ervilhas, disse adeus à toga. Aos 54 anos, 27 e meio de magistratura, ele poderia ir para casa descansar ou à pescaria com os amigos, mas seu projeto é outro: a política o atrai e Gandini pode sair candidato a prefeito de Ribeirão Preto no ano que vem.

A agremiação ele diz que ainda não escolheu, mas é o PT, quem diria, que o corteja e o chama para seus quadros. Há 20 dias, Gandini reuniu-se com nomes da legenda no escritório de um advogado, antigo militante petista. Três horas de boa conversa. "Foi um diálogo de respeito, profícuo, ele tem proximidade com os ideais do PT", define Pedro Jesus Sampaio, presidente municipal da sigla.

À mesa com o juiz acomodaram-se o vereador Jorge Parada, a ex-vereadora Fátima Rosa - irmã de Donizeti Rosa, braço direito de Antonio Palocci que está no Ministério da Fazenda - e sindicalistas. "Foi uma conversa preliminar", diz Sampaio. "Nós somos muito dependentes do Palocci eleitoralmente. Temos que nos autoafirmarmos sem tanta dependência do Palocci. Temos grandes nomes em Ribeirão, um deles é o do Gandini. É um nome a ser testado nas urnas."

O detalhe do noivado é que o alvo mais graúdo da ação do molho de tomate - que Gandini presidiu desde 2007, mas não sentenciou - é justamente Palocci, ministro-chefe da Casa Civil e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

Por certo, fogem ao controle do magistrado os motivos para tanta demora na conclusão de uma demanda - a burocracia forense, os ritos complexos da querela, a amarra dos recursos legais, e eles são tantos. Tudo isso fez a pendência se arrastar.

As ervilhas são um tormento na vida do ministro. Naquele ano de 2007, em ação civil pública perante a 2.ª Vara da Fazenda Pública, a promotoria atribuiu-lhe ato de improbidade administrativa por licitação supostamente dirigida para aquisição de cestas básicas com o polêmico molho de tomate refogado com ervilhas. Na ocasião dos fatos, Palocci era prefeito.

Em 2009, após manifestações preliminares da defesa dos acusados - cinco réus, além de Palocci -, Gandini recebeu a petição da promotoria, abrindo formalmente o processo. No âmbito criminal, o ministro já livrou-se da acusação, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas o processo que ficou sob a tutela de Gandini por quatro anos tem caráter civil, logo, de competência do primeiro grau da Justiça.

"Todos os processos andaram com a rapidez possível", afirma o magistrado, que deixa acervo de 35 mil feitos para sua sucessora, Heloísa Martins Mimessi.

Projetos.

Gandini não quer falar do ministro, réu nos autos 4751/07. "Prefiro não falar de Palocci nem de partidos. Quero falar de projetos. Estão politizando demais, quero falar de coisa grande. Lá na frente vou tomar uma decisão. Agora, minha preocupação é com Ribeirão Preto."

Não admite queda por nenhum partido e nessa hora até recorre ao lugar comum. "O futuro a Deus pertence. Já virei vice da Dárcy (a prefeita Dárcy Vera, do DEM), do Gasparini (Welson Gasparini, ex-prefeito), uma hora sou do PSDB, depois do PT. Especulam. Não revelo (o partido) porque não tenho ainda. Estou preocupado com projetos, não com nomes. Na hora que sentir segurança, eu decido."

Gandini evita falar de política partidária - "enquanto juiz não posso" -, mas a oratória fluente e sem embaraços denuncia vocação para o palanque. "Ribeirão Preto precisa de um projeto sério. Moradia, saúde pública, educação. A cidade tem que se desenvolver, não apenas crescer. Tem que fazer um novo aeroporto - o Leite Lopes ficaria para aeronaves pequenas."

Revela-se angustiado com a distância que o poder público mantém da gente desassistida. "Eu falo do Estado como um todo, é obrigação solidária, União, Estados e municípios. Essa omissão me deixa inquieto. Idosos sem amparo, o flagelo das drogas, a infância abandonada, tudo isso me impacienta. O descaso com a coisa pública me revolta. O Brasil precisa ser revisto."

Beijos. Na quinta-feira ele percorreu pela última vez, como magistrado, o gabinete que ocupou por 20 anos e o cartório da 2.ª Vara da Fazenda. Carismático, ganhou aplausos de bacharéis e funcionários, e também beijos, que foram muitos, e afagos, abraços apertadinhos e palavras de carinho das escreventes que lhe declararam admiração. Foi-lhe servida uma mesa de salgados, fatias de bolo e guaraná. Uma despedida comovente.

Folheou o último processo, no qual ordena ao governo que forneça medicamentos a um contribuinte. Recebeu cumprimentos formais e agradecimentos de nomes importantes do mundo jurídico do município: Ricardo Giuntini, presidente da Ordem dos Advogados em Ribeirão Preto, e Paulo Cavalcante, presidente da Associação dos Advogados. "Vou com o coração partido", disse-lhes o magistrado.

À saída do fórum, não quis dizer nem mesmo se almeja a cadeira de alcaide. Mas a cidade já o trata com a distinção e reverências do cargo. "Como vai, prefeito?", saúda-o Said Halah, veterano da advocacia de Ribeirão Preto, 54 anos de ofício. Gandini o abraça. "Ele me trata bem aqui, mas me ferra nos autos", protesta o advogado. "É a minha função", retruca o magistrado.

"Já o chamam de prefeito", alguém diz a Gandini. "Pois é, que brincadeira boba..."

_____________

Folha de S.Paulo - 15/5

Gandini já admite concorrer à prefeitura na eleição de 2012

Ele diz que vem sendo "assediado" por vários partidos políticos

- DE RIBEIRÃO PRETO

O diretor do Fórum de Ribeirão Preto, o juiz João Gandini, já admite a possibilidade de disputar a Prefeitura de Ribeirão na eleição de 2012.

O juiz não especifica para qual cargo do Poder Executivo planeja concorrer -vice ou prefeito-, mas deixa claro que não quer entrar na disputa a vereador. "De fato, não pretendo disputar uma vaga no Legislativo. Acredito que não é esse o meu perfil."

Gandini se notabilizou na cidade -inclusive no meio político- graças a iniciativas sociais como o Moradia Legal, um projeto idealizado por ele e que viabiliza ações de urbanização de áreas de risco e desfavelamento.

É frequente, aliás, a participação de Gandini em inaugurações de conjuntos habitacionais e sorteios de casas.

O juiz só poderá se filiar a um partido político para concorrer no ano que vem após o dia 23 deste mês, data em que se aposenta da função no Poder Judiciário.

"Juiz não pode ter partido, então tenho de aguardar esse momento", disse.

O diretor do Fórum confirma que vem sendo assediado por partidos da cidade. "Praticamente todos eles me procuraram", afirmou. "Só não vou citar o único que não me procurou porque isso ainda pode acontecer."

Já circularam informações de que ele seria candidato a vice-prefeito em uma chapa com a atual prefeita Dárcy Vera (DEM), numa provável disputa à reeleição da democrata. "Isso é o que estão dizendo. Eu não disse nada."

Por enquanto, porém, Gandini confirma apenas que está conversando com as legendas, antes de tomar qualquer decisão, seja quanto à sigla que vai compor ou o cargo que disputará.

"Ainda estou avaliando qual proposta se encaixa melhor ao meu projeto para a cidade", disse. Ele afirma ter como meta uma "mudança drástica" no jeito de administrar o município.

"Temos de pensar não no crescimento da cidade, mas no seu desenvolvimento de forma organizada."

_____________