MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mexeram no meu bolso

Mexeram no meu bolso

Veja: Presidente doTST ataca corte e desafia Palocci

Da Redação

quinta-feira, 27 de março de 2003

Atualizado em 1 de abril de 2003 11:49

 

Mexeram no meu bolso

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Francisco Fausto, chamou ontem o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, de "motorneiro da Nação". Ao convocar uma mobilização de todos os presidentes dos tribunais superiores para examinarem conjuntamente os motivos que levaram o governo Luiz Inácio Lula a sugerir corte de verbas do Judiciário, Fausto foi incisivo: "Não vamos efetuar os cortes apenas para atender aos desejos do motorneiro da Nação, os faremos para cumprir a lei; para isso, o governo tem que demonstrar a necessidade orçamentária."

O ministro propôs amplo levantamento dos índices de arrecadação do Tesouro.

"Se constatarmos que não houve queda efetiva na receita, vamos questionar esses cortes", alertou o presidente do TST. "Temos acompanhado pela imprensa que houve um aumento e não uma queda na arrecadação brasileira, o que não justificaria os cortes." O enxugamento proposto para a Justiça do Trabalho atingirá 62,5% (corte equivalente a R$ 40,2 milhões) da dotação orçamentária em 2003.

Fausto insistiu que os presidentes dos tribunais devem "analisar as razões que levaram o governo a pedir o contingenciamento". Ele lembrou que a lei que autoriza o governo a enxugar orçamentos do Legislativo e do Judiciário, em caso de queda na arrecadação, é a Lei de Responsabilidade Fiscal. O ministro disse que vai "examinar detalhadamente" o estudo técnico que contém as estatísticas da receita orçamentária atual, enviado pelo Executivo.

O presidente do TST definiu como "um contra-senso do governo" o anúncio dos cortes no orçamento do Judiciário, especialmente no da Justiça do Trabalho.

________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram