MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ ratifica a importância da diligência nas licitações

STJ ratifica a importância da diligência nas licitações

Recente acórdão da Segunda Turma do STJ

Da Redação

segunda-feira, 27 de junho de 2005

Atualizado em 24 de junho de 2005 13:16

 

Licitações

 

STJ ratifica a importância da diligência nas licitações

 

Recente acórdão da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que julgou mandado de segurança impetrado por empresa inabilitada em processo licitatório com o objetivo de anular uma concorrência, reforçou o entendimento sobre a importância da diligência. No caso específico, a empresa com proposta de maior preço foi a vencedora e comprovou por meio de uma diligência que apresentava melhor qualificação técnica para fornecimento dos equipamentos especificados em edital.

 

A decisão foi fundamentada no antigo art. 35, parágrafo 3º, do decreto-lei nº 2300/86 que determinava: “É facultada à Comissão ou autoridade superior, em qualquer fase da concorrência, a promoção de diligência, destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo”. A Lei de Licitações nº 8.666/1993 (artigo 43, parágrafo 3º), posterior ao decreto, completou esse texto com a seguinte redação: “...vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta”.

 

O consultor do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, José Aníbal Freitas Marques, explica que a diligência pode ser solicitada em qualquer uma das fases do certame, seja na apresentação dos documentos ou na abertura das propostas. Segundo ele, é preciso entender que quando os indícios de irregularidades são evidentes, a diligência deixa se ser uma faculdade, tornando-se uma obrigação. “Por mais entendidos que sejam os componentes da comissão julgadora, se houver dúvidas, a investigação é necessária para que se tome a decisão com segurança.”

_____________

 

Fonte: Edição nº 159 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.

 

 

 

 

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista