MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mestre Goffredo, advogado de alma e de coração, protagonizou o primeiro mandado de segurança coletivo

Mestre Goffredo, advogado de alma e de coração, protagonizou o primeiro mandado de segurança coletivo

Advocacia: nobre profissão exercida com a cabeça, a alma e o coração pelo Mestre Goffredo da Silva Telles Junior.

Da Redação

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atualizado em 14 de junho de 2011 12:34


Inaugural

Mestre Goffredo, advogado de alma e de coração, protagonizou o primeiro mandado de segurança coletivo

"Devo dizer que sempre me senti advogado, mas advogado por natureza, por destinação genética. Eu advogada com a cabeça, mas também advogava com alma, com coração."

As palavras revelam o valor que o Mestre Goffredo da Silva Telles Jr. creditava ao exercício da advocacia. Ainda que tenha se dedicado com paixão ao ensino, construindo um legado ímpar para seus alunos, o início de sua carreira foi com a amada profissão.

Em 1938, sabendo da carência de profissionais para os réus sem recursos, o recém-formado Goffredo enviou cartas ao promotor público, ao presidente do Tribunal do Júri e ao presidente da OAB/SP, colocando os seus serviços à disposição da Justiça.

"Estas cartas produziram efeito imediato. Em pouco tempo, minha incipiente banca de advogado se viu a braços com muito trabalho."

Assim, não é de se espantar que o professor protagonizou, como advogado, momentos importantes da história da advocacia nacional.

Entre elas, destaca-se a atuação no primeiro mandado de segurança coletivo da história brasileira. Logo após a promulgação da Constituição Federal de 1988, foi advogado dos professores e funcionários da Universidade de São Paulo, no mandado impetrado para abrir o processo dos servidores em greve às autoridades do Estado. Trata-se do processo 389/88, da 6ª vara da Fazenda Pública de SP.

O jornalista Eugênio Bucci, também formado nas tradições das Arcadas, relatou na revista Teoria & Debate, de outubro/dezembro de 1990, o momento solene em que o Mestre Goffredo foi pessoalmente despachar sua petição no Tribunal:

"À sua presença, um desembargador levantou-se do seu lugar - uma atitude absolutamente contrária ao rígido protocolo -, atravessou o salão, e foi abraçar seu ex-professor. Ali, simbolicamente, o Judiciário homenageava uma instituição: um homem livre com sede de justiça."

Advogado de alma e de coração, a assinatura de Mestre Goffredo no primeiro mandado de segurança coletivo da história do país retrata a inabalável fé do Professor no exercício da advocacia.

  • Processo : 0067064-06.1979.8.26.0053 (053.79.067064-9) - clique aqui.

Veja abaixo dados do processo.

________

________

________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA