MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito do Consumidor e Publicidade - Análise Jurídica e Extrajurídica da Publicidade Subliminar"

Resultado do sorteio da obra "Direito do Consumidor e Publicidade - Análise Jurídica e Extrajurídica da Publicidade Subliminar"

Veja quem ganhou a obra "Direito do Consumidor e Publicidade - Análise Jurídica e Extrajurídica da Publicidade Subliminar" (390p.), de Rafael Tocantins Maltez.

Da Redação

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Atualizado em 12 de julho de 2011 10:07


Sorteio de obra

 

Até que ponto a publicidade que emprega mensagens subliminares está de acordo com o ordenamento jurídico e com o sistema de proteção do consumidor ? Essa questão é tema da obra "Direito do Consumidor e Publicidade - Análise Jurídica e Extrajurídica da Publicidade Subliminar" (390p.), do juiz de Direito, Rafael Tocantins Maltez.

 

A presente obra traz como tema a publicidade subliminar. Considera-se subliminar qualquer estímulo que não é percebido de maneira consciente.

Interessou indagar até que ponto a publicidade que emprega mensagens subliminares está de acordo com o ordenamento jurídico e com o sistema de proteção do consumidor. Não existe legislação específica para regular a matéria no Brasil no que se refere à Publicidade Subliminar.

Nesse contexto, pretendeu-se examinar os efeitos da publicidade no consumidor e estabelecer seu regime.

Para tanto, foi feita análise constitucional e infraconstitucional da defesa do consumidor, verificando-se se o atual sistema é sufi ciente para regular a publicidade com mensagem subliminar ou se é necessária legislação específica para tal mister.

Na obra são apresentadas noções gerais extrajurídicas para a compreensão do tema, os conceitos de marketing, merchandising e publicidade.

Sobre o autor :

 

Rafael Tocantins Maltez é juiz de Direito. Mestre em Direito das Relações Sociais - Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP. Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura. Juiz docente formador e docente instrutor da Escola Paulista da Magistratura.

______________

 Ganhadora :

Angela Maria Sanchez, advogada em Maringá/PR


_________________