MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/ES retifica informação

OAB/ES retifica informação

Confira

Da Redação

sexta-feira, 1 de julho de 2005

Atualizado às 10:30

 

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Espírito Santo

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Espírito Santo, para retificar informação equivocada sobre o comentado episódio que envolveu os advogados Beline José Salles Ramos, Domingos Salis de Araújo e Paulo Roberto Scalzer, vem a público declarar o seguinte:

1- As buscas e apreensões realizadas nos escritórios dos advogados Beline José Salles Ramos, Domingos Salis de Araújo e Paulo Roberto Scalzer, no último dia 15, foram decorrentes de mandados judiciais do Excelentíssimo Senhor Doutor Vlamir da Costa Magalhães, Juiz da Primeira Vara da Justiça Federal de Itaboraí - RJ. Nesta dimensão, as diligências guardaram a indispensável sintonia com o art. 7º, II, do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil - Lei 8.906/94.

Importante ressaltar que, no cumprimento dos mencionados mandados judiciais, as diligências somente tiveram início com a presença do presidente da OAB-ES, às 7h 30, presentes, também, advogados e servidores dos respectivos escritórios. Não houve arrombamento, nem invasão pelas autoridades policiais, que ingressaram nos mencionados escritórios pacificamente, sem violência às pessoas e coisas, cumprindo, restritamente, as diligências determinadas nos mandados, todas referentes a atividades empresariais, não violando documentação profissional de exercício de advocacia. Durante as ações, permaneceram presentes os advogados e servidores dos escritórios que abriram as portas e franquearam os objetos da busca e apreensão às autoridades policiais.

2 - Na seqüência, ciente da prisão dos mencionados advogados, o Presidente da Seccional da OAB-ES, imediatamente, se dirigiu para a sede da Polícia Federal, onde exigiu a transferência dos advogados para sala de Estado Maior, com suporte no art. 7º , V, do Estatuto da Advocacia e da OAB. Desatendido na sua postulação, o presidente da OAB-ES oficiou ao Superintendente da Polícia Federal, alertando-o sobre a obrigatoriedade do alojamento dos advogados em prisão especial, nos termos da lei.

Desacolhido o pedido, o Presidente da Seccional, imediatamente, oficiou ao Exmo. Juiz Federal Vlamir da Costa Magalhães, requerendo a transferência dos advogados para sala de Estado Maior, em respeito à prerrogativa assegurada pela legislação federal. Lamentavelmente, a autoridade judiciária indeferiu o pedido da Ordem, razão pela qual esta Seccional providenciou a medida judicial cabível, junto ao Tribunal Regional Federal, objetivando o cumprimento do Estatuto. Todos estes fatos foram, inclusive, noticiados pela imprensa.

A OAB-ES reafirma a sua luta na defesa intransigente das prerrogativas dos advogados, permanecendo atenta aos fatos e adotará, quando necessário, todas as medidas cabíveis, para a observância da lei.

Vitória (ES), 24 de junho de 2005

Ordem dos Advogados do Brasil

Seção do Espírito Santo

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...