MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lançamento da obra "Conselho Nacional de Justiça - Atribuição Regulamentar no Brasil e no Direito Comparado "

Lançamento da obra "Conselho Nacional de Justiça - Atribuição Regulamentar no Brasil e no Direito Comparado "

No próximo dia 6/8, a Editora Fórum lança a obra "Conselho Nacional de Justiça - Atribuição Regulamentar no Brasil e no Direito Comparado ", da advogada Christiane Vieira Soares Pedersoli. O evento será na Livraria Café com Letras (rua Antônio de Albuquerque, 781, BH), das 11h às 13h30.

Da Redação

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Atualizado em 21 de julho de 2011 16:45


Lançamento

 

No próximo dia 6/8, a Editora Fórum lança a obra "Conselho Nacional de Justiça - Atribuição Regulamentar no Brasil e no Direito Comparado", da advogada Christiane Vieira Soares Pedersoli. O evento será na Livraria Café com Letras (rua Antônio de Albuquerque, 781, BH), das 11h às 13h30.

 

O livro traz uma reflexão sobre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os limites de seu poder regulamentar. Tal órgão, de notável inspiração europeia, foi introduzido no Brasil pela Emenda Constitucional nº 45/2004, sendo responsável pelo intitulado controle externo do Judiciário no Brasil. A ele incumbe a fiscalização da atuação administrativa e orçamentária do Poder Judiciário, bem como do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.

Christiane aponta que ultrapassadas as discussões sobre a constitucionalidade do órgão em si, com o julgamento proferido na ADI 3367, pelo STF, importa agora refletir sobre os limites do poder regulamentar do CNJ. "Suas resoluções são expedidas de forma frequente, desde que o órgão foi estruturado, não havendo uma delimitação clara sobre os seus limites, o que provoca grandes debates doutrinários e jurisprudenciais, trazidos constantemente à mídia", pontua a autora.

A obra começa com uma análise sobre a evolução do poder regulamentar no Brasil, passando pela edição da Emenda Constitucional nº 32/2001 e pelos questionamentos acerca da existência dos regulamentos autônomos no Brasil.  O livro faz ainda está na análise do Conselho Nacional de Justiça enquanto órgão constitucional, perpassando sua natureza, funções e legitimidade. São abordadas as principais resoluções expedidas pelo CNJ, especialmente a famosa "Resolução do Nepotismo" (resolução nº 7/2005, CNJ).

Além disso, a publicação traz um estudo de direito comparado, considerando os conselhos da magistratura da Argentina, Espanha, Itália, França e Portugal.

___________

_________________

Adquira já o seu :












______________