MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JF de SC concede liminar determinando parcelamento de débito fiscal formulado dois dias após o prazo limite

JF de SC concede liminar determinando parcelamento de débito fiscal formulado dois dias após o prazo limite

O juiz Federal substituto Eduardo Correia da Silva, da 2ª vara Federal da subseção Judiciária de Itajaí/SC, determinou à PGFN que processasse o pedido de parcelamento formulado por empresa que realizou o protocolo dos formulários contendo a discriminação pormenorizada dos débitos que pretendia parcelar dois dias após o prazo limite estabelecido pela Portaria Conjunta 11/10.

Da Redação

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Atualizado em 26 de julho de 2011 16:02


MS

JF de SC concede liminar determinando parcelamento de débito fiscal formulado dois dias após o prazo limite

O juiz Federal substituto Eduardo Correia da Silva, da 2ª vara Federal da subseção judiciária de Itajaí/SC, determinou à PGFN que processasse o pedido de parcelamento dos débitos de uma empresa. A Itadisa Itajaí Diesel realizou o protocolo dos formulários contendo a discriminação pormenorizada  do parcelamento dois dias após o prazo limite estabelecido pela Portaria Conjunta 11/10. No entender do magistrado, os princípios da razoabilidade e proporcionalidade devem ser atendidos em oposição ao rigor formal praticado pela PGFN.

A empresa Itadisa Itajaí Diesel formalizou adesão ao programa de parcelamento previsto na lei 11.941/09 (clique aqui) em 27/11/09 e, desde então, vinha cumprindo com os pagamentos mensais devidos. Com a edição da Portaria Conjunta PGFN/RFB 11/10, a empresa deveria apresentar o formulário pormenorizado dos débitos a serem incluídos no parcelamento até 16/8/10.

De acordo com a empresa, por problemas de logística e por desconhecimento dos horários de funcionamento e dos próprios órgãos competentes para o protocolo dos formulários, somente em 18/8/10 protocolou os formulários contendo a discriminação pormenorizada dos débitos que pretendia parcelar. A Procuradoria da Fazenda Nacional decidiu pela supressão do parcelamento, sob o argumento de que não foi observada a data limite para apresentação dos formulários.

A Itadisa Itajaí Diesel, por meio de MS, alegou que Portaria Conjunta PGFN/RFB 2/11 estabeleceu um cronograma para consolidação dos débitos, possibilitando, ainda a retificação e inclusão de débitos no programa de parcelamento da lei 11.941/09. "Assim, dentro do prazo previsto na portaria, promoveu a reinclusão dos débitos administrados pela PFN", consta no relatório. A Fazenda Nacional, porém, considerou inválida a reinclusão.

O juiz Federal substituto Eduardo Correia da Silva ponderou que o lapso cometido pela impetrante em não se manifestar tempestivamente perante a PFN acerca dos débitos a serem incluídos no parcelamento "merece temperamento". Além disso, foi "extremamente exígua" a extrapolação do prazo. "Considerando que a impetrante formulou pedido de parcelamento no prazo estabelecido em lei, bem como recolheu as parcelas iniciais, verifica-se sua firme intenção de cumprir com suas obrigações tributárias. A desconsideração do requerimento formulado não traz vantagem para qualquer das partes, configurando medida inadequada e desnecessária", afirmou.

Assim, o magistrado deferiu a liminar, em decisão do último dia 18/7. A causa foi patrocinada pela advogada Simone Bechtold, da banca Dean Jaison Eccher Advogados Associados.

Veja abaixo a íntegra da decisão.

_________

_________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...