MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. JT é competente para julgar ação sobre cobrança de honorários advocatícios retidos por sindicato

JT é competente para julgar ação sobre cobrança de honorários advocatícios retidos por sindicato

A Justiça do Trabalho é competente para apreciar e julgar controvérsia relativa à cobrança de honorários advocatícios, quando a verba retida a esse título decorre de parte do crédito trabalhista reconhecido em acordo ou sentença. Assim se pronunciou a 5ª Turma do TRT-MG ao acompanhar o voto do desembargador José Murilo de Morais.

Da Redação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Atualizado às 08:32


Honorários

TRT/MG - JT é competente para julgar ação sobre cobrança de honorários advocatícios retidos por sindicato

A Justiça do Trabalho é competente para apreciar e julgar controvérsia relativa à cobrança de honorários advocatícios, quando a verba retida a esse título decorre de parte do crédito trabalhista reconhecido em acordo ou sentença. Assim se pronunciou a 5ª Turma do TRT da 3ª região ao acompanhar o voto do desembargador José Murilo de Morais.

No caso, o juiz sentenciante havia declarado a incompetência da JT para apreciar e julgar a matéria. No entanto, o desembargador relator discordou desse posicionamento. Conforme explicou o magistrado, é certo que a relação entre o advogado e seu cliente caracteriza-se como típica relação de consumo, na forma dos artigos 2º e 3º da lei 8.078/90 (clique aqui), por ser o tomador de serviços o consumidor final. Sob esse enfoque, o julgador entende que a JT não tem mesmo competência para apreciar pedido de honorários advocatícios nessa espécie de relação, pois, de acordo com a súmula 363 do STJ, compete à Justiça estadual processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente.

Porém, na visão do desembargador, esse entendimento não se aplica ao caso em questão. Isso porque o advogado recorreu ao TRT para pleitear a restituição de quantia relativa a parte do crédito trabalhista reconhecido em acordo celebrado em outro processo, retido pelo sindicato em favor de advogado por ele contratado, a título de honorários advocatícios, contrariando, segundo a inicial, ajuste prévio de que a assistência jurídica não geraria custo para o trabalhador.

Ao finalizar, o relator acentuou que, se a JT tem competência para julgar "as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores", nos termos do artigo 114, inciso III, da CF/88 (clique aqui), aí incluída a cobrança indevida das contribuições sindicais, também é competente para solucionar questões envolvendo a retenção, pela entidade sindical, de parte de crédito reconhecido em ação trabalhista.

Por esses fundamentos, a Turma deu provimento ao recurso do advogado para, declarando a competência da Justiça do Trabalho, determinar o retorno do processo à vara de origem para que seja julgado o pedido.

  • Processo : RO 0000550-98.2011.5.03.0034

__________

PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO - 3ª REGIÃO
ACÓRDÃO-00550-2011-034-03-00-0-RO
RECORRENTE: V. C. A.
RECORRIDOS: SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS
EXTRATIVAS DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAÍSO - SINTIEB E HILTOMAR MARTINS OLIVEIRA

EMENTA: HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO.
Esta Justiça é competente para apreciação de controvérsia sobre a cobrança de honorários advocatícios quando a verba retida a esse título decorre de parte do crédito deferido em acordo ou sentença trabalhista.

RELATÓRIO

O juiz Edson Ferreira de Souza Júnior, da 2ª Vara de Coronel Fabriciano, declarou, de ofício, a incompetência desta Justiça para apreciar a lide.

O reclamante avia recurso ordinário. Contrarrazões às fls. 53/56 e 127/136.

VOTO

Conheço do recurso porque próprio, tempestivo e não sujeito a preparo.

É certo que a relação entre o advogado e seu cliente caracteriza-se como típica relação de consumo, na forma dos arts. 2º e 3º da Lei 8.078/90, por ser o tomador de serviços o consumidor final, não tendo competência esta Justiça para apreciar pedido de honorários advocatícios nessa espécie de relação, a teor da Sumula 363 do STJ:

Competência. Ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente. Justiça Estadual. Compete à Justiça estadual processar e julgar a ação de cobrança ajuizada por profissional liberal contra cliente.

Entretanto, tal entendimento não se aplica ao caso vertente, porquanto o recorrente pleiteia a restituição de quantia relativa a parte do crédito trabalhista reconhecido em acordo celebrado no processo 00883-2009-097-03-00-8, retido pelo Sindicato em favor de advogado por ele contratado, a título de honorários advocatícios (fl. 3), contrariando, segundo a inicial, ajuste prévio de que a assistência jurídica não geraria custo para o trabalhador.

Com efeito, se esta Justiça tem competência para julgar "as ações sobre representação sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores", nos termos do art. 114, III, da CR, aí incluída a cobrança indevida das contribuições sindicais, também o é para dirimir questões envolvendo a retenção, pela entidade sindical, de parte de crédito reconhecido em ação trabalhista.

ISTO POSTO,

Conheço do recurso e dou-lhe provimento para, declarando a competência desta Justiça, determinar o retorno dos autos à origem para regular processamento do feito.

FUNDAMENTOS pelos quais, O Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região, em sessão ordinária da Quinta Turma, julgou o presente processo e, à unanimidade, conheceu do recurso e, no mérito, deu-lhe provimento para, declarando a competência desta Justiça, determinar o retorno dos autos à origem para regular processamento do feito.

Belo Horizonte, 5 de julho de 2011.

José Murilo de Morais
Desembargador

__________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...