MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP - D´Urso elogia projeto que combate alcoolismo entre jovens

OAB/SP - D´Urso elogia projeto que combate alcoolismo entre jovens

O presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, elogiou a iniciativa do governo do Estado em enviar à Assembleia Legislativa Projeto de Lei aumentando a fiscalização e as sanções para quem vende bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e lembrou que a OAB SP lançou, em 2010, a Campanha Contra o Uso Abusivo de Álcool pelos Jovens.

Da Redação

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Atualizado às 08:24


Álcool

OAB/SP - D'Urso elogia projeto que combate alcoolismo entre jovens

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, elogiou a iniciativa do governo do Estado em enviar à Assembleia Legislativa PL aumentando a fiscalização e as sanções para quem vende bebidas alcoólicas para menores de 18 anos e lembrou que a OAB/SP lançou, em 2010, a Campanha Contra o Uso Abusivo de Álcool pelos Jovens.

"O alcoolismo entre os jovens é um problema preocupante para o qual a sociedade ainda não deu a devida atenção. Dados do 1º Levantamento Domiciliar Sobre o Uso de Drogas psicotrópicas no Brasil apontam quase 49% dos jovens entre 12 e 17 anos já beberam. Esse número chega a mais de 73% entre 18 e 14 anos. Outro estudo do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas, da Secretaria de Estado de Saúde de SP, mostram que 40% dos adolescentes que procuram ajuda para deixar o alcoolismo tiveram o primeiro contato com a bebida antes dos 11 anos. Isso é inconcebível e, por isso, apoiamos o projeto do governador Geraldo Alckmin", explicou D’Urso.

O projeto, que conta com o apoio do MP/SP e representantes dos bares, supermercados e restaurantes, ainda prevê ações para tratamento e educação sobre o consumo indevido de álcool por menores de idade nos estabelecimentos comerciais do Estado, além de prever a abertura de clínicas.

Estabelecimentos comerciais que forem flagrados vendendo bebidas alcoólicas ou permitindo que menores de 18 anos bebam no local, estarão sujeitos a multas de até R$ 87,2 mil, além de interdição por 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS.

O conselheiro Cid Vieira de Souza, que preside a Comissão de Estudos sobre Educação e Prevenção de Drogas e Afins da OAB/SP ressalta que o projeto é importante porque define sanções legais contra aqueles estabelecimentos que servem bebidas alcoólicas a adolescentes. "Há muita tolerância, que, somente com o peso da multa e outras medidas impeditivas, pode acabar", comenta Cid.

______________

_____________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...