MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz do PR nega pedido de mulher para excluir notícia que aparece no mecanismo de busca do Google

Juiz do PR nega pedido de mulher para excluir notícia que aparece no mecanismo de busca do Google

O juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto, da 1ª vara Cível da comarca de Foz do Iguaçu, indeferiu o pedido de antecipação de tutela, em ação ajuizada por uma mulher contra o Google Brasil Internet Ltda., a fim de excluir da internet uma notícia veiculada no site do Ministério das Relações Exteriores. A notícia que a autora da ação quer excluir surge, na página do mecanismo de busca do Google, quando se digita o nome dela.

Da Redação

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Atualizado às 08:46


Internet

Juiz do PR nega pedido de mulher para excluir notícia que aparece no mecanismo de busca do Google

O juiz de Direito Geraldo Dutra de Andrade Neto, da 1ª vara Cível da comarca de Foz do Iguaçu/PR, indeferiu o pedido de antecipação de tutela, em ação ajuizada por uma mulher contra o Google Brasil Internet Ltda., a fim de excluir da internet uma notícia veiculada no site do Ministério das Relações Exteriores. A notícia que a autora da ação quer excluir surge, na página do mecanismo de busca do Google, quando se digita o nome dela.

O juiz negou o pedido sob o seguinte fundamento: "O instrumento de buscas Google utiliza um algoritmo para gerar resultados de buscas. A informação contida nos resultados não é por ele gerada. Ou seja, a princípio, não é o instrumento de buscas que é responsável pelo conteúdo, favorável ou não, sobre determinada pessoa, coisa ou fato descrito em páginas da rede mundial de computadores".

Além disso, observou o magistrado que "a notícia parece ser antiga, o que denota ausência de necessidade de provimento de urgência sem a manifestação da parte contrária".

_________