MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "A Posição de Garantia no Direito Penal Ambiental"

Resultado do sorteio da obra "A Posição de Garantia no Direito Penal Ambiental"

Da Redação

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Atualizado em 31 de agosto de 2011 16:35


Sorteio de obra


"A Posição de Garantia no Direito Penal Ambiental" (Livraria do Advogado - 166p.), de Renata Jardim da Cunha Rieger, que gentilmente encaminhou um exemplar para sorteio, visa a analisar o dever de tutela do meio ambiente no âmbito da criminalidade de empresa..

"A omissão penalmente relevante ainda permanece como uma das searas mais mal compreendidas da dogmática penal. Cenário em que se multiplicam as dificuldades práticas de acertamento e aplicação da lei penal e que, diante de um verdadeiro derrame de novos deveres, não raramente convida a inaceitáveis leituras do ilícito-típico em termos meramente formais.

Melhor contexto, por certo, não poderia haver para uma revisão crítica dos limites e fundamentos do dever de garantia. Revisão esta que é feita, não por acaso, no âmbito do direito penal secundário e tendo como ponto de chegada a criminalidade de empresa. Âmbitos especialmente sensíveis no que tange à recepção e imposição de novos deveres de agir." Prof. Dr. Fabio Roberto D'Avila

Sobre a autora :

Renata Jardim da Cunha Rieger é advogada, professora da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, da Especialização em Direito Penal e Processual Penal da Fundação Escola Superior do Ministério Público e da Especialização em Direito Ambiental da PUCRS. É Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS e especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade IDC.

___________

 Ganhadora :

Karen Badiani, assistente jurídico da Unimarka, em Colatina/ES

___________