MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão elege dirigentes e inicia análise do novo CPC

Comissão elege dirigentes e inicia análise do novo CPC

A comissão especial que analisa o projeto do novo CPC (PL 8046/10) elegeu seus dirigentes nesta quarta-feira. Conforme acordo feito na semana passada entre PT e PMDB, o deputado Fábio Trad (PMDB/MS) foi eleito presidente da comissão e indicou o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) para a relatoria do projeto.

Da Redação

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Atualizado às 08:46


Reforma

Comissão elege dirigentes e inicia análise do novo CPC

A comissão especial que analisa o projeto do novo CPC (PL 8046/10 - clique aqui) elegeu seus dirigentes nesta quarta-feira. Conforme acordo feito na semana passada entre PT e PMDB, o deputado Fábio Trad (PMDB/MS) foi eleito presidente da comissão e indicou o deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) para a relatoria do projeto.

A proposta busca agilizar a tramitação das ações cíveis, com a eliminação de recursos, o reforço à jurisprudência e outros mecanismos.

Fábio Trad explicou como será o trabalho da comissão: "Vamos fazer audiências públicas, seminários em alguns estados, visitas oficiais e também vamos dar a oportunidade para que uma comissão de juristas notáveis participe do trabalho auxiliando os deputados."

Segundo ele, nunca é bastante ouvir a sociedade. "Vamos renovar e ampliar os debates travados no Senado, dando a oportunidade para que todas as instituições se manifestem", afirmou.

Barradas Carneiro destacou a importância das regras previstas no CPC para a vida dos cidadãos, já que a lei é aplicada, ainda que subsidiariamente, a todos os processos não criminais. "Não há ninguém que passe a vida toda sem pelo menos uma pendência judicial", disse.

O relator afirmou também que a reforma do CPC é a oportunidade para que sejam mantidos os institutos do código que deram certo e criar soluções para os gargalos existentes. "Queremos manter a segurança jurídica e conferir brevidade ao processo, para que histórias que ouvimos sobre demandas que duraram anos e pessoas que morreram sem receber os seus direitos sejam casos cada vez mais do passado", afirmou Barradas Carneiro. Ele anunciou que desistiu de concorrer a uma vaga no TCU, para se dedicar integralmente à relatoria.

Próxima reunião

A comissão volta a se reunir daqui a duas semanas, no dia 14/9, para definir o cronograma de atividades. Os deputados já decidiram, por sugestão do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), que vão convidar o ministro Luiz Fux, do STF, presidente da comissão de juristas que elaborou a proposta inicial em 2010, para fazer um panorama da tramitação legislativa da proposta. A reunião com o ministro ainda não tem data definida.

Ficou decidido, por sugestão do deputado Miro Teixeira (PDT/RJ), que todos os projetos em tramitação na Câmara que alteram o CPC deverão tramitar em conjunto com a proposta de novo código, para que não sejam descartadas mudanças já propostas pelos deputados. O deputado Bruno Araújo (PSDB/PE) disse que um calendário ideal seria a aprovação do texto já no próximo semestre. "Todos sabemos que, quanto mais o tempo passa, mais se descobrem imperfeições. Se não conseguirmos construir o ideal, o nosso propósito é entregar aquilo que seja possível para esse novo momento que o país vive", defendeu.

Sub-relatorias

Para auxiliar o trabalho de Barradas Carneiro na relatoria, Fábio Trad indicou cinco sub-relatores: Efraim Filho (DEM/PB), Jerônimo Goergen (PP/RS), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), Bonifácio de Andrada (PSDB/MG) e Hugo Leal (PSC/RJ). Cada um ficará responsável por uma parte do projeto do novo CPC.

Os vice-presidentes da comissão especial serão Miro Teixeira (PDT/RJ), Vicente Arruda (PR/CE), e Sandra Rosado (PSB/RN), que compuseram a chapa com Fábio Trad.

__________
________

Leia mais - Notícias

  • 29/8/11 - Comissão do novo CPC elegerá dirigentes - clique aqui.

  • 26/8/11 - IAB aprovou moção desaprovando nome de Eduardo Cunha para relatoria do novo CPC - clique aqui.

  • 25/08/11 - Relator e presidente da comissão do CPC serão advogados - clique aqui.
  • Leia mais - Amanhecida

    • 19/8/11 - CPC - Câmara dos Deputados instalou Comissão Especial para PL que instituirá novo CPC - clique aqui.

    _______

    Patrocínio

    TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
    TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

    TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

    FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

    CCM Advocacia de Apoio
    CCM Advocacia de Apoio

    Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...