MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pedido de recolhimento de livro didático é indeferido

Pedido de recolhimento de livro didático é indeferido

O MEC não precisará recolher os exemplares do livro didático "Por Uma Vida Melhor", distribuídos às escolas públicas de todo o país. A decisão liminar é do juiz Wilson Zauhy Filho, da 13ª vara Federal Cível de SP.

Da Redação

sábado, 24 de setembro de 2011

Atualizado em 23 de setembro de 2011 21:55


"Por Uma Vida Melhor"

Pedido de recolhimento de livro didático é indeferido

O MEC não precisará recolher os exemplares do livro didático "Por Uma Vida Melhor", distribuídos às escolas públicas de todo o país. A decisão liminar é do juiz Wilson Zauhy Filho, da 13ª vara Federal Cível de SP.

Três pessoas entraram com uma ação popular contra a União Federal, MEC e Global Editora e Distribuidora LTDA, pleiteando que fosse declarado nulo o ato administrativo que adotou e distribuiu os livros para estabelecimentos de ensino e que os recolhessem imediatamente. Alegam que o livro, em vez de ensinar corretamente as regras de linguagem, legitima erros crassos de concordância, bem como não transmite conhecimentos necessários das regras da língua portuguesa e contribui para formação de ignorantes.

Os réus apresentaram pareceres técnicos de especialistas da educação discordando que o livro é inadequado ao ensino de jovens. Para o juiz, isso já demonstra que a discussão é polêmica e que "não é possível afirmar de plano que a obra é inservível ao ensino".

O magistrado ainda ressalta que não seria recomendável recolher das escolas públicas, às vias de se encerrar o ano letivo, uma obra, cuja inadequação para o ensino é, no mínimo, controversa. Como não há tempo hábil para uma nova licitação, os alunos não teriam outro livro em sua substituição, "sendo irrecuperáveis as perdas de aprendizado".

Assim, o juiz indeferiu a liminar requerendo o recolhimento do livro, sem impedir que, ao fim do processo, seja eventualmente reconhecida a procedência do pedido quanto aos demais temas levantados na ação.

Leia a decisão na íntegra, clique aqui.

  • Processo : 0008103-24.2011..403.6100

________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...