MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pedido de recolhimento de livro didático é indeferido

Pedido de recolhimento de livro didático é indeferido

O MEC não precisará recolher os exemplares do livro didático "Por Uma Vida Melhor", distribuídos às escolas públicas de todo o país. A decisão liminar é do juiz Wilson Zauhy Filho, da 13ª vara Federal Cível de SP.

Da Redação

sábado, 24 de setembro de 2011

Atualizado em 23 de setembro de 2011 21:55


"Por Uma Vida Melhor"

Pedido de recolhimento de livro didático é indeferido

O MEC não precisará recolher os exemplares do livro didático "Por Uma Vida Melhor", distribuídos às escolas públicas de todo o país. A decisão liminar é do juiz Wilson Zauhy Filho, da 13ª vara Federal Cível de SP.

Três pessoas entraram com uma ação popular contra a União Federal, MEC e Global Editora e Distribuidora LTDA, pleiteando que fosse declarado nulo o ato administrativo que adotou e distribuiu os livros para estabelecimentos de ensino e que os recolhessem imediatamente. Alegam que o livro, em vez de ensinar corretamente as regras de linguagem, legitima erros crassos de concordância, bem como não transmite conhecimentos necessários das regras da língua portuguesa e contribui para formação de ignorantes.

Os réus apresentaram pareceres técnicos de especialistas da educação discordando que o livro é inadequado ao ensino de jovens. Para o juiz, isso já demonstra que a discussão é polêmica e que "não é possível afirmar de plano que a obra é inservível ao ensino".

O magistrado ainda ressalta que não seria recomendável recolher das escolas públicas, às vias de se encerrar o ano letivo, uma obra, cuja inadequação para o ensino é, no mínimo, controversa. Como não há tempo hábil para uma nova licitação, os alunos não teriam outro livro em sua substituição, "sendo irrecuperáveis as perdas de aprendizado".

Assim, o juiz indeferiu a liminar requerendo o recolhimento do livro, sem impedir que, ao fim do processo, seja eventualmente reconhecida a procedência do pedido quanto aos demais temas levantados na ação.

Leia a decisão na íntegra, clique aqui.

  • Processo : 0008103-24.2011..403.6100

________________